sexta-feira, 8 de novembro de 2013

DVD 'MDNA world tour' perpetua ambiciosa ópera pop de 'lady' Madonna

Resenha de kit de CD duplo e DVD
Título: MDNA world tour
Artista: Madonna
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * * 1/2

A imagem de Madonna pode resultar estourada - para os padrões habituais da videografia - quando o DVD MDNA world tour exibe as primeiras tomadas do nono show feito pela artista norte-americana em escala nacional. Contudo, feita a regulagem no contraste, de acordo com o gosto e os olhos do espectador, o que se vê e ouve no DVD - recém-lançado no Brasil pela Universal Music em combo triplo que inclui dois CDs com a íntegra da gravação ao vivo - é o registro perpétuo de um dos espetáculos mais ambiciosos de Lady Madonna. O show da MDNA tour é ópera pop em que Madonna vai do céu ao inferno, remexendo em temas como sexo e religião, pilares de sua obra desde a década de 80. Nessa ópera pop, a artista arma jogo de cena em que as coreografias e os vídeos desempenham, no palco, papéis tão importantes quanto a música. Revisto no DVD, com roteiro que inclui a versão desossada de Like a virgin (Billy Steinberg e Tom Kelly, 1984), intitulada Like a virgin waltz, o show da MDNA tour conserva seu impacto, sombras e luzes, tal como visto pelos brasileiros em dezembro de 2012 (clique aqui para ler a resenha do espetáculo, feita na passagem do show pelo Rio de Janeiro). Aos 55 anos, Madonna mostra que ainda reina no universo pop com a gravação de show em que revira seus sucessos do avesso - sim, ninguém espere ouvir Hung up (Madonna, Stuart Price, Benny Anderson e Björn Ulvaeus) com arranjo próximo do registro original apresentado no dançante álbum Confessions on a dance floor (2005)! - e recicla com vitalidade receita inventada pela própria Madonna e seguida por sucessoras como a megalomaníaca Lady Gaga. Para os súditos, o DVD MDNA world tour assegura que, sim, a coroa ainda é de Lady Madonna.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã incondicional dessa louca desde meus 8 anos, tenho tudo e esse dvd eu não consigo parar de ver e ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Mauro, não entendi exatamente o que você quis dizer com roteiro que omite "Like a Virgin". Você se refere ao fato de a canção estar em preto e branco e - vez ou outra - alternar as imagens do show de Miami com fotos e imagens de outros shows? Porque no meu DVD há "Like a Virgin", seguida, inclusive, de "Love Spent" (em versão magnífica, devo ressaltar).
    Não sou adepto a cotações de estrelas, mas, se for para eu cotar, não haveriam estrelas o suficiente. Este é, acredito eu, o melhor registro de show da Madonna. Superior, inclusive, ao unânime (até então) "The Confessions Tour" e mil vezes superior a gravação da "Sticky & Sweet Tour" ou da "The Girlie Show" (a "Drowned World", por exemplo, achei preguiçosa) - o que dizer então de "Ciao Italy!"? Bacana para os padrões da época, mas hoje. Achei muito classudo esse DVD, com artifícios ricos. Madonna, mais uma vez, se superou.

    ResponderExcluir
  4. Bruno, grato pelo toque. Eu ia escreve que 'não omite'. Por isso, o texto ficou sem nexo. Já consertei. Abs, MauroF

    ResponderExcluir
  5. Mauro, só uma correção, o título da música é Hung up ennao Hang Up. Abs

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Pedro, por mais esse toque. Abs, obrigado, MauroF

    ResponderExcluir
  7. Impressionante como ela consegue ficar no topo, de forma incansável, e sem se repetir! Essa gravação é uma obra de arte! Madonna é uma verdadeira artista. E artistas existem poucas; cantoras e celebridades, muitas.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.