Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Caixa 'Welcome to Brazil' sintetiza a música brasileira para estrangeiros

Se normalmente o Brasil já recebe muitos turistas interessados na música produzida no país, imagina na Copa! De olho no público estrangeiro que vai aterrissar no Brasil em junho de 2014, para ver os jogos da Copa do Mundo que vai ser disputada na República das Bananas, a gravadora Universal Music produziu a caixa Welcome to Brazil, já à venda. A caixa embala 14 coletâneas temáticas que totalizam 196 fonogramas selecionados por Ricardo Moreira a partir das gravações disponíveis nos dois maiores acervos da indústria fonográfica brasileira, o da própria Universal Music (herdeira dos ricos catálogos da Philips e da Elenco) e o da EMI Music, gravadora encampada em 2013 pela Universal com todo o arquivo da Odeon. Cada compilação relaciona um gênero ou estilo de música a um Estado do Brasil, a um bairro ou mesmo a um ponto turístico. Embora exclua sons típicos das regiões Sul e Norte do país, a caixa Welcome to Brazil sintetiza a música consumida no mercado nacional no século XX, com ênfase no samba e na produção da cidade do Rio de Janeiro (RJ), como já explicitam os títulos de caráter turístico dos 14 CDs da coleção. Welcome to Ipanema, por exemplo, reúne gravações emblemáticas da Bossa Nova, nascida no famoso bairro carioca. Welcome to favela cai no clichê ao enfileirar somente gravações de samba, omitindo da seleção o funk e o rap ouvido cotidianamente nas comunidades. Com conceito mais fluido, Welcome to Copacabana tenta associar ao bairro carioca um mix pop de samba, soul e rap. Já Welcome to Maracanã se escora no suingue do som do craque Jorge Ben Jor, compositor dominante no repertório. Com ênfase no samba, Welcome to Sugar Loaf força a barra ao apresentar duetos como a trilha sonora que identifica o Pão de Açúcar. Também sem convencer, Welcome to Corcovado junta gravações calcadas no violão enquanto Welcome to Pedra Bonita reúne somente gravações instrumentais. Fora das fronteiras cariocas, Welcome to Minas Gerais reapresenta registros dos sócios do Clube da Esquina, fundado nas Geraes, mais precisamente em Belo Horizonte (MG), no início dos anos 1970. Welcome to Salvador compila hits do gênero rotulado como axé music. Sob o toque da sanfona, Welcome to Northersth Coast alinha temas forrozeiros, típicos do Nordeste do Brasil. Já Welcome to São Paulo agrega fonogramas de Adoniran Barbosa (1910 - 1982), Arrigo Barnabé e Premeditando o Breque, entre outros nomes associados à música da maior cidade do país. Arquiteto de obra que é a mais perfeita tradução de Sampa, o compositor Paulo Vanzolini (1924 - 2013) está representado na seleção por gravação de Praça Clóvis com Chico Buarque. Welcome to Orishas junta gravações de músicas de temática afro-brasileira. Welcome to Samba social club é mais uma coletânea de samba. Por fim, Welcome to Samadrome repõe na avenida 14 sambas-enredos de antigos Carnavais.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Se normalmente o Brasil já recebe muitos turistas interessados na música produzida no país, imagina na Copa! De olho no público estrangeiro que vai aterrissar no Brasil em junho de 2014, para ver os jogos da Copa do Mundo que vai ser disputada na República das Bananas, a gravadora Universal Music produziu a caixa Welcome to Brazil, já à venda. A caixa embala 14 coletâneas temáticas que totalizam 196 fonogramas selecionados por Ricardo Moreira a partir das gravações disponíveis nos dois maiores acervos da indústria fonográfica brasileira, o da própria Universal Music (herdeira dos catálogos da Philips e da Elenco) e o da EMI Music, gravadora encampada em 2013 pela Universal com todo o arquivo da Odeon. Cada compilação relaciona um gênero ou estilo de música a um Estado do Brasil, a um bairro ou mesmo a um ponto turístico. Embora exclua sons típicos das regiões Sul e Norte do país, a caixa Welcome to Brazil sintetiza a música consumida no mercado nacional no século XX, com ênfase no samba e na produção da cidade do Rio de Janeiro (RJ), como já explicitam os títulos de caráter turístico dos 14 CDs da coleção. Welcome to Ipanema, por exemplo, reúne gravações emblemáticas da Bossa Nova, nascida no famoso bairro carioca. Welcome to favela cai no clichê ao enfileirar somente gravações de samba, omitindo da seleção o funk e o rap ouvido cotidianamente nas comunidades. Com conceito mais fluido, Welcome to Copacabana tenta associar ao bairro carioca um mix pop de samba, soul e rap. Já Welcome to Maracanã se escora no suingue do som do craque Jorge Ben Jor, compositor dominante no repertório. Com ênfase no samba, Welcome to Sugar Loaf força a barra ao apresentar duetos como a trilha sonora que identifica o Pão de Açúcar. Também sem convencer, Welcome to Corcovado junta gravações calcadas no violão enquanto Welcome to Pedra Bonita reúne somente gravações instrumentais. Fora das fronteiras cariocas, Welcome to Minas Gerais reapresenta registros dos sócios do Clube da Esquina, fundado nas Geraes, mais precisamente em Belo Horizonte (MG), no início dos anos 1970. Welcome to Salvador compila hits do gênero rotulado como axé music. Sob o toque da sanfona, Welcome to Northersth Coast alinha temas forrozeiros, típicos do Nordeste do Brasil. Já Welcome to São Paulo agrega fonogramas de Adoniran Barbosa (1910 - 1982), Arrigo Barnabé e Premeditando o Breque, entre outros nomes associados à música da maior cidade do país. Arquiteto de obra que é a mais perfeita tradução de Sampa, o compositor Paulo Vanzolini (1924 - 2013) está representado na seleção por gravação de Praça Clóvis com Chico Buarque. Welcome to Orishas junta gravações de músicas de temática afro-brasileira. Welcome to Samba social club é mais uma coletânea de samba. Por fim, Welcome to Samadrome repõe na avenida 14 sambas-enredos de antigos Carnavais.

Luca disse...

é o clichê do clichê, como diria Gil

Unknown disse...

O estrangeiro que quiser conhecer a música brasileira por meio da recém-lançada caixa Welcome To Brazil vai ficar mal-informado. Quatorze CDs e NENHUM tema de Pixinguinha...!

É por essas e outras que eu detesto coletâneas!