Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Com Gil, Margareth vai gravar ao vivo no Rio show dedicado a Gil e Caetano

A cantora baiana Margareth Menezes vai gravar ao vivo, no Rio de Janeiro (RJ), o show Para Gil e Caetano. Idealizado em 2012 para festejar os 70 anos de vida completados naquele ano pelos compositores baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o show vai ser perpetuado em DVD e CD ao vivo. A gravação ao vivo está agendada para 27 de maio de 2014, em apresentação na casa carioca Vivo Rio. Gil participará da gravação. Os cantores baianos Saulo Fernandes e Rosa Passos também estão confirmados entre os convidados. Clique aqui para (re)ler a resenha do show em que a cantora - em foto de Gato Louco - dá voz a músicas como Gema (Caetano Veloso, 1980), Buda Nagô (Gilberto Gil,  1992), Reconvexo (Caetano Veloso,  1989) e  Deixar você (Gilberto Gil,  1982).

15 comentários:

Mauro Ferreira disse...

A cantora baiana Margareth Menezes vai gravar ao vivo, no Rio de Janeiro (RJ), o show Para Gil e Caetano. Idealizado em 2012 para festejar os 70 anos de vida completados naquele ano pelos compositores baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o show vai ser perpetuado em DVD e CD ao vivo. A gravação ao vivo está agendada para 27 de maio de 2014, em apresentação na casa carioca Vivo Rio. Gil participará da gravação. Os cantores baianos Saulo Fernandes e Rosa Passos também estão confirmados entre os convidados. Clique aqui para (re)ler a resenha do show em que a cantora - em foto de Gato Louco - dá voz a músicas como Gema (Caetano Veloso, 1980) e Bahia de todas as contas (Gilberto Gil, 1983) e Queixa (Caetano Veloso, 1982).

Sedjedo disse...

Pena que Caê não vai poder estar presente, pois tem show marcado em Londres nesta data.

Sedjedo disse...

Sei que com Rosa Passos ela cantará "Eu vim da Bahia", pois Rosa anunciou desde o fim do ano pasado em sua página no facebook.

Rafael disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rafael disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sedjedo disse...

''Margareth Menezes ‘Para Gil & Caetano’ será o quinto DVD da carreira da artista. O álbum trará ainda duas faixas bônus com participações de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Todo o trabalho conta com concepção da própria artista e direção artística de Elísio Lopes Júnior. O projeto é realizado pela Estrela do Mar Produções, de Margareth, em parceria com o Canal Brasil."

Fonte: site oficial dela

Mauro Ferreira disse...

Sim, Sedjedo. Mas esse texto publicado no site oficial de Margareth entrou no ar somente após o post de Notas Musicais. Abs, MauroF

Mauro Ferreira disse...

Eis a íntegra da nota publicada no site oficial de Margareth Menezes:

A interpretação marcante de Margareth Menezes para as canções de Gilberto Gil e Caetano Veloso agora será eternizada em DVD. Assistido por mais de 50 mil pessoas em 30 apresentações por todo o país, o projeto especial ‘Para Gil & Caetano’ será o próximo trabalho da cantora e compositora baiana a ser lançado em DVD. A gravação acontecerá no dia 27 de maio, às 21h, no VIVO RIO, na capital carioca. De caráter intimista e bem diferente da estética AfroPop mais conhecida de Margareth Menezes, o ‘Para Gil & Caetano’ presta uma homenagem a esses ícones da música popular brasileira.

No palco, Margareth Menezes se entrega ao vasto repertório dos dois cantores e compositores baianos e recebe convidados de peso. Além do homenageado Gilberto Gil, participam do show de gravação as cantoras Rosa Passos e Preta Gil, o cantor baiano Saulo e ainda Moreno Veloso e Bem Gil. Com uma formação mais acústica, Margareth Menezes é acompanhada pela guitarra de Adail Scarpelini e as percussões de Gutto Messias e Daniela Penna. O cantor e compositor baiano Alexandre Leão complementa a formação com voz e violão e assina da direção musical do show.

“Gilberto Gil e Caetano Veloso são grandes referências para o meu trabalho. Os meus 25 anos de carreira devem muito aos 70 anos de vida que ambos comemoraram em 2012, quando me surgiu a ideia de homenageá-los com esse projeto”, comenta a artista, que já gravou diversas músicas dos dois e, inclusive, contou com participações deles em trabalhos próprios. Com Caetano, ela dividiu a canção Vestido de Prata, no CD Gente de Festa (1995). O dueto com Gil em Mulher de Coronel foi gravado no CD Naturalmente (2008).

Margareth Menezes ‘Para Gil & Caetano’ será o quinto DVD da carreira da artista. O álbum trará ainda duas faixas bônus com participações de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Todo o trabalho conta com concepção da própria artista e direção artística de Elísio Lopes Júnior, responsável pela criação estética dos últimos DVDs Saulo e Ivete Sangalo. Realizado pela Estrela do Mar Produções, de Margareth, em parceria com o Canal Brasil, o projeto conta com patrocínio exclusivo da CAIXA.

Para Gil & Caetano | o show

O espetáculo surgiu em 2012, em um momento de celebração. O ano foi especial, pois além de marcar os 25 anos de carreira de Margareth Menezes, celebrava os 70 anos de vida de Gilberto Gil e Caetano Veloso. O projeto idealizado pela artista uniu as duas comemorações. A estreia aconteceu em agosto de 2012, com duas apresentações no Rio de Janeiro: no Teatro Rival Petrobrás e no Theatro D. Pedro (Petrópolis). Já nos primeiros shows, Margareth foi recebida por um público empolgado e por uma crítica especializada bastante positiva.

Entre o final de 2012 e todo o ano de 2013, foram mais de 30 apresentações pelo Brasil já tendo passado por palcos das principais capitais brasileiras, entre elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Aracaju. Também de cidades como Petrópolis e Niterói (RJ), Sorocaba (SP), Santa Bárbara (MG), Vitória da Conquista, Porto Seguro, Juazeiro, Alagoinhas, Ilhéus, Lençóis e Mucugê, na Chapada Diamantina (BA). O espetáculo rendeu elogios do jornalista e crítico musical carioca Mauro Ferreira, que o definiu: “um dos melhores trabalhos de Margareth Menezes ao longo dos 25 anos de carreira, voz talhada para expor todas as contas e temas da Bahia - plural, universal e sempre atual - de Gilberto Gil e Caetano Veloso.”

Eduardo Cáffaro disse...

eu adoro Margareth, mas acho sua carreira confusa e perdida. Mesmo sendo eu um fã que gosta mais da sua veia AfroPopAxé. Cantando repertório de MPB sempre acho que ela não chega nas notas, assim como no DVD Voz Talismã, suas melhores performances são nas músicas do universo Afro, quando a percussão come couro. Mas não entendo como músicas como Bonapá, Toté de Mainga, não tem versões em CD de Estudio. E como Côco do M, que é fantástica no CD naturalmente, ganha uma versão tão xoxa ao vivo. Assim como ABANAÊ tinha tudo pra arrebentar no carnaval, e eu nunca vi em repertório de show, nem em nenhum DVD dela. Sera que Margareth queria ser uma cantora de MPB e o Marketing fez ela ser outra coisa ? e dai ela vai levando assim ? pois meus amigos, e alunos - que são muitos - quando falo dela, só lembram e gostam de DANDALUNDA, que foi a musica que marcou carnavais anteriores, e é arrebatadora até hoje. Pra mim seus melhores trabalhos são os 4 primeiros albuns. Mas sempre torço pra que ela volte a suas raízes.

Mauro Ferreira disse...

Seu ponto de vista tem lógica, Cáffaro, e eu acrescento: embora Margareth seja um furacão no palco, nenhum disco ao vivo seu traduz sua força em cena.

Sedjedo disse...

Entendo sua postura, Eduardo. Acho que ela deixa passar muitas oportunidades. Nos anos 90, Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram uma música pra ela gravar chamada "Alafim". Estava previsto pra entrar no disco 'Luz Dourada', mas acabou ficando de fora. Ela ainda cantou em algumas apresentações na época, mas nunca chegou a registrar.

Victor Moraes, disse...

Caminhou tanto pelas extremos, entre MPB e Axé, que não sei aonde Magá é Magá. Quando está em um, nos faz lembrar do outro.

____________________________

Mudando de polo, já fiquei perdido na conta das "homenagens" dos últimos tempos. É impressão minha ou realmente é o que tem acontecido até demais!? E os 70 de Chico?

Victor Moraes, disse...

Caminhou tanto pelas extremos, entre MPB e Axé, que não sei aonde Magá é Magá. Quando está em um, nos faz lembrar do outro.

____________________________

Mudando de polo, já fiquei perdido na conta das "homenagens" dos últimos tempos. É impressão minha ou realmente é o que tem acontecido até demais!? E os 70 de Chico?

Victor Moraes, disse...

Caminhou tanto pelas extremos, entre MPB e Axé, que não sei aonde Magá é Magá. Quando está em um, nos faz lembrar do outro.

____________________________

Mudando de polo, já fiquei perdido na conta das "homenagens" dos últimos tempos. É impressão minha ou realmente é o que tem acontecido até demais!? E os 70 de Chico?

Anônimo disse...

Parece uma cantora frustrada de MPB, Daniela Mercury sofre do mesmo mal, mas arrasam quando valorizam os ritmos afro.