sexta-feira, 6 de junho de 2014

'Brazil connection' faz vozes do jazz e soul caírem no suingue brasileiro

Resenha de CD
Título: The Brazil connection
Artista: vários
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * * 1/2

Se a excelente ideia dos produtores Christian e Frank Berman (conhecidos como The Berman Brothers no mercado musical norte-americano) tivesse dado errado, o CD The Brazil connection talvez soasse com macumba para turista. Mas a ideia - de desossar gravações de ícones do jazz e do soul dos Estados Unidos para aproveitar somente a voz original e, a partir dessa voz, criar arranjos calcados na cadência do samba e da bossa nova (a rigor, já uma espécie de samba) - deu muito certo e resultou num dos discos mais elegantes do primeiro semestre de 2014. Lançado neste mês de junho, o CD The Brazil connection se escora no talento do time de arranjadores arregimentados para o projeto. Na medida certa, Marcos Valle, Mario Adnet, Roberto Menescal e Torcuato Mariano - que assina alguns arranjos com os próprios The Berman Brothers - fazem essas lendárias vozes caírem no suingue brasileiro com espantosa naturalidade. O maior exemplo do acerto do disco é Sexual healing (Marvin Gaye e Odell Brown, 1982). O canto soul e sensual de Marvin Gaye (1939 - 1984) se ambienta com perfeição no clima de gafieira e na cadência bonita do samba em arranjo assinado por Torcuato Mariano com The Berman Brothers. No mesmo estilo, o mesmo time de arranjadores cria a levada de Lovely day (Bill Withers e Skip Scarborough, 1977), sucesso do cantor norte-americano de soul e r & b Bill Withers. Sem evocar os clichês dos arranjos da música da qual é um dos mestres, Menescal também acerta o tom bossa-novista da orquestração que envolve a gravação de Walk on by (Burt Bacharach e Hal David, 1964) na voz da cantora norte-americana Aretha Franklin. O mesmo sutil clima de bossa nova ambienta - em arranjo de Torcuato Mariano - a gravação de You've changed (Bill Carey e Carl Fischer, 1941) na voz de Billie Holiday (1915 - 1959), icônica cantora de jazz. Com igual inspiração, Mario Adnet consegue trazer o funk-soul Family affair (Sly Stone, 1971) para a cadência do sambossa sem fazer a gravação de Sly & The Family Stone sair do tom. The Brazil connection se perde apenas na praia do reggae. O arranjo de Torcuato Mariano nada acrescenta ao reggae I can see clearly now (Johhny Nash, 1974). Dá saudade da levada da gravação original lançada em 1972 pelo cantor norte-americano Johnny Nash. No mais, as conexões Brasil-Estados Unidos resultam refinadas e bem-sucedidas. O projeto The Brazil connection nada fica a dever aos discos da série Verve remixed, coleção iniciada em 2002 que inseriu gravações da gravadora Verve no mundo da música eletrônica. Conectados ao samba e à bossa nativa, quase todas as vozes do jazz e soul caem no suingue brasileiro sem perder o rebolado. Parece fácil, mas não é.

Um comentário:

  1. Se a excelente ideia dos produtores Christian e Frank Berman (conhecidos como The Berman Brothers no mercado musical norte-americano) tivesse dado errado, o CD The Brazil connection talvez soasse com macumba para turista. Mas a ideia - de desossar gravações de ícones do jazz e do soul dos Estados Unidos para aproveitar somente a voz original e, a partir dessa voz, criar arranjos calcados na cadência do samba e da bossa nova (a rigor, já uma espécie de samba) - deu muito certo e resultou num dos discos mais elegantes do primeiro semestre de 2014. Lançado neste mês de junho, o CD The Brazil connection se escora no talento do time de arranjadores arregimentados para o projeto. Na medida certa, Marcos Valle, Mario Adnet, Roberto Menescal e Torcuato Mariano - que assina alguns arranjos com os próprios The Berman Brothers - fazem essas lendárias vozes caírem no suingue brasileiro com espantosa naturalidade. O maior exemplo do acerto do disco é Sexual healing (Marvin Gaye e Odell Brown, 1982). O canto soul e sensual de Marvin Gaye (1939 - 1984) se ambienta com perfeição no clima de gafieira e na cadência bonita do samba em arranjo assinado por Torcuato Mariano com The Berman Brothers. No mesmo estilo, o mesmo time de arranjadores cria a levada de Lovely day (Bill Withers e Skip Scarborough, 1977), sucesso do cantor norte-americano de soul e r & b Bill Withers. Sem evocar os clichês dos arranjos da música da qual é um dos mestres, Menescal também acerta o tom bossa-novista da orquestração que envolve a gravação de Walk on by (Burt Bacharach e Hal David, 1964) na voz da cantora norte-americana Aretha Franklin. O mesmo sutil clima de bossa nova ambienta - em arranjo de Torcuato Mariano - a gravação de You've changed (Bill Carey e Carl Fischer, 1941) na voz de Billie Holiday (1915 - 1959), icônica cantora de jazz. Com igual inspiração, Mario Adnet consegue trazer o funk-soul Family affair (Sly Stone, 1971) para a cadência do sambossa sem fazer a gravação de Sly & The Family Stone sair do tom. The Brazil connection se perde apenas na praia do reggae. O arranjo de Torcuato Mariano nada acrescenta ao reggae I can see clearly now (Johhny Nash, 1974). Dá saudade da levada da gravação original lançada em 1972 pelo cantor norte-americano Johnny Nash. No mais, as conexões Brasil-Estados Unidos resultam refinadas e bem-sucedidas. O projeto The Brazil connection nada fica a dever aos discos da série Verve remixed, coleção iniciada em 2002 que inseriu gravações da gravadora Verve no mundo da música eletrônica. Conectados ao samba e à bossa nativa, quase todas as vozes do jazz e soul caem no suingue brasileiro sem perder o rebolado. Parece fácil, mas não é.

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