Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
sexta-feira, 20 de junho de 2014
Em 'Pairando', Maogani evidencia rigores clássicos da obra de Nazareth
2 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
♪ No limite sempre tênue entre a música popular e a música dita erudita, o Quarteto Maogani - formado em 1995 no Rio de Janeiro (RJ) por violonistas e arranjadores de formação erudita - evidencia em seu quinto CD, Pairando - Maogani interpreta Nazareth, rigores clássicos da obra vivaz do compositor e pianista carioca Ernesto Nazareth (1863 - 1934), autor de cancioneiro pioneiro cuja verve por vezes mascara sua sólida arquitetura musical. Aliada à seleção do repertório, composto por temas pouco gravados de Nazareth, essa visão do Maogani confere a Pairando - disco lançado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de junho de 2014 - expressiva importância no mercado fonográfico brasileiro. No álbum, produzido pelo próprio Quarteto Maogani, Carlos Chaves (violão requinto), Marcos Alves (violão), Paulo Aragão (violão de oito cordas) e Sergio Valdeos (violão de sete cordas) tocam temas como a polca Cruz, perigo!! (composição feita por Nazareth aos 16 anos e editada em 1879), a música-título Pairando (composição de 1921, uma das mais raras da seleção), Jangadeiro (tema editado em 1922 e gravado em 1928 pelo Orquestra Pan-American), O alvorecer (tango de 1924, dedicado ao compositor Eduardo Souto, dono da Casa Carlos Gomes, na qual Nazareth trabalhou como pianista), Por que sofre?... (tema de 1922, pouco ouvido) e a valsa Resignação (a última composição de Nazareth, datada de 1930). Ao todo, Pairando enfileira 12 temas de Nazareth.
ResponderExcluirÓtima dica!
ResponderExcluir