♪ No limite sempre tênue entre a música popular e a música dita erudita, o Quarteto Maogani - formado em 1995 no Rio de Janeiro (RJ) por violonistas e arranjadores de formação erudita - evidencia em seu quinto CD, Pairando - Maogani interpreta Nazareth, rigores clássicos da obra viva e vivaz do compositor e pianista carioca Ernesto Nazareth (1863 - 1934), autor de cancioneiro pioneiro cuja verve por vezes mascara sua sólida arquitetura musical. Aliada à seleção do repertório, composto por temas pouco gravados de Nazareth, essa visão do Maogani confere a Pairando - disco lançado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de junho de 2014 - expressiva importância no mercado fonográfico brasileiro. No álbum, produzido pelo próprio Quarteto Maogani, Carlos Chaves (violão requinto), Marcos Alves (violão), Paulo Aragão (violão de oito cordas) e Sergio Valdeos (violão de sete cordas) tocam temas como a polca Cruz, perigo!! (composição feita por Nazareth aos 16 anos e editada em 1879), a música-título Pairando (composição de 1921, uma das mais raras da seleção), Jangadeiro (tema editado em 1922 e gravado em 1928 pelo Orquestra Pan-American), O alvorecer (tango de 1924, dedicado ao compositor Eduardo Souto, dono da Casa Carlos Gomes, na qual Nazareth trabalhou como pianista), Por que sofre?... (tema de 1922, pouco ouvido) e a valsa Resignação (a última composição de Nazareth, datada de 1930). Ao todo, Pairando enfileira 12 temas de Nazareth.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
♪ No limite sempre tênue entre a música popular e a música dita erudita, o Quarteto Maogani - formado em 1995 no Rio de Janeiro (RJ) por violonistas e arranjadores de formação erudita - evidencia em seu quinto CD, Pairando - Maogani interpreta Nazareth, rigores clássicos da obra vivaz do compositor e pianista carioca Ernesto Nazareth (1863 - 1934), autor de cancioneiro pioneiro cuja verve por vezes mascara sua sólida arquitetura musical. Aliada à seleção do repertório, composto por temas pouco gravados de Nazareth, essa visão do Maogani confere a Pairando - disco lançado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de junho de 2014 - expressiva importância no mercado fonográfico brasileiro. No álbum, produzido pelo próprio Quarteto Maogani, Carlos Chaves (violão requinto), Marcos Alves (violão), Paulo Aragão (violão de oito cordas) e Sergio Valdeos (violão de sete cordas) tocam temas como a polca Cruz, perigo!! (composição feita por Nazareth aos 16 anos e editada em 1879), a música-título Pairando (composição de 1921, uma das mais raras da seleção), Jangadeiro (tema editado em 1922 e gravado em 1928 pelo Orquestra Pan-American), O alvorecer (tango de 1924, dedicado ao compositor Eduardo Souto, dono da Casa Carlos Gomes, na qual Nazareth trabalhou como pianista), Por que sofre?... (tema de 1922, pouco ouvido) e a valsa Resignação (a última composição de Nazareth, datada de 1930). Ao todo, Pairando enfileira 12 temas de Nazareth.
Ótima dica!
Postar um comentário