Mauro Ferreira no G1

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sexta-feira, 6 de junho de 2014

Três primeiros álbuns do Led Zeppelin voltam em reedições 'definitivas'

Relançados nesta primeira semana de junho de 2014, com bônus, os três primeiros álbuns do grupo inglês Led Zeppelin retornam ao catálogo em reedições que o guitarrista Jimmy Page considera definitivas tanto do ponto de vista tecnológico como no que diz respeito aos bônus (a rigor, já conhecidos dos fãs da banda por terem sido comercializados em bootlegs ao longo dos anos). Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969), e Led Zeppelin III (1970) voltam às lojas com sobras de estúdio, registros embrionários e takes alternativos - no caso dos dois últimos álbuns. Já o álbum de estreia - pautado por um blues eletrificado - ganha CD adicional com a gravação ao vivo de show feito pelo grupo em outubro de 1969, no Olympia, em Paris, França.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Relançados nesta primeira semana de junho de 2014, com bônus, os três primeiros álbuns do grupo inglês Led Zeppelin retornam ao catálogo em reedições que o guitarrista Jimmy Page considera definitivas tanto do ponto de vista tecnológico como no que diz respeito aos bônus (a rigor, já conhecidos dos fãs da banda por terem sido comercializados em bootlegs ao longo dos anos). Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969), e Led Zeppelin III (1970) voltam às lojas com sobras de estúdio, registros embrionários e takes alternativos - no caso dos dois últimos álbuns. Já o álbum de estreia - pautado por um blues eletrificado - ganha CD adicional com a gravação ao vivo de show feito pelo grupo em outubro de 1969, no Olympia, em Paris, França.

silverbeatle disse...

O som parece melhor, mais claro. Os "extras" são pura perda de tempo. Se nos remasters do Queen, lançados a alguns anos, se encontra uma infinidade de coisas "novas", no do Zep nada de novo. Isto porque nos anos 70 o empresário da banda, Peter Grant, era feroz no combate a pirataria que tentava gravar shows e em evitar que a banda deixasse sobras de estúdio. Todo para valorizar os albuns oficiais. Se a tática servia para garantir as vendas dos Lps, em tempos de cd e faixas bônus, demonstrou ser a perda de uma verdadeira fortuna em faturamento.