Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
sábado, 12 de julho de 2014
Baixista de (free) jazz, Charlie Haden sai de cena - nos EUA - aos 76 anos
Um comentário:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
♪ Charles Edward Haden (6 de agosto de 1937 - 11 de junho de 2014) - o baixista norte-americano conhecido no mundo do jazz como Charlie Haden - foi nome proeminente no gênero de música que abraçou desde os anos 1950. Ao integrar quarteto comandado pelo saxofonista Ornete Coleman, um dos líderes do movimento rotulado como free jazz, Haden se fez notar nas décadas de 1950 e 1960 pelo toque lírico de um baixo que evocava por vezes o som de uma guitarra. Nos anos 70, Haden - que saiu ontem de cena, nos Estados Unidos, a menos de um mês de completar 77 anos - conduziu a Liberation Music Orchestra com a pianista norte-americana de jazz Carla Bley. Como solista, Haden gravou álbuns com certa regularidade dos anos 1970 aos anos 2000, sendo que, de 1987 a 1999, o baixista registrou discos sobretudo como líder do Quartet West. Com musicalidade ampla, originada de seu contato com a música folk norte-americana, Haden tocou com nomes do universo pop como o britânico Ringo Starr. Charlie Haden foi um defensor da liberdade em todos os níveis, sobretudo no exercício do jazz.
ResponderExcluir