Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Chitãozinho & Xororó lançam inédita e gravam CD com músicas de Jobim
13 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
♪ Enquanto lançam nas rádios a música Hipótese (Renan, Bruno e Denis), em gravação inédita produzida por Fernando Zorzanello (da dupla Fernando & Sorocaba), Chitãozinho & Xororó preparam, em estúdio de São Paulo, disco inteiramente dedicado ao cancioneiro do compositor carioca Antonio Carlos Jobim (1927-1994). Trata-se do primeiro CD feito pela dupla sertaneja paranaense com músicas de um determinado compositor. O repertório inclui Eu sei que vou te amar (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959), entre outros standards de Jobim. A ideia da dupla Chitãozinho & Xororó é transpor o cancioneiro de Tom para o universo sertanejo.
ResponderExcluirGostei! Espero ansioso por este trabalho inusitado. Sou fã da dupla, tenho quase todos os CD`s deles. Ao mesmo tempo que tenho muitos CD´s deles, tenho todos os CD´s da Simone, Maria Bethania, Clara Nunes, Tom Jobim, Zizi Possi, Gal Costa e muitos outros, nacionais ou internacionais. Fiz questão de dizer algumas discografias que tenho no meu acervo, para calar almas atrasadas que acham música sertaneja inferior, ou coisa de gente brega. Nas redes sociais sempre vejo esses tipo de comentário esdruxulo, e fico profundamente irritado. Sinto pena de gente deste tipo. Sou grande fã da dupla Chitão e Xororó, sempre colecionei!
ResponderExcluirIsso deve ser pegadinha da gravadora!!! Se for verdade...corram pras colinas!!! E deixem as almas evoluidas pra trás!!! ;)
ResponderExcluirCoitado do Tom, não merecia isso.
ResponderExcluirNão sou fã desses dois cantores — mas espero, sinceramente, que C&X honrem a qualidade excepcional do cancioneiro de Tom Jobim. E que a transposição seja inspiradora e bem-sucedida!
ResponderExcluirJobim compôs algumas músicas que possuem esse clima sertanejo: "Correnteza", "Caminho de pedra"... Mas tem como dar certo esse tal tributo?
ResponderExcluirNão sei porque tudo que é música que certo grupo não gosta é considerada "ruim" e a MPB é sinônimo de música boa etc. Temos que ver que são gêneros distintos e devem ser analisados justamente,tanto nas resenhas quanto em comentários. Claro, que tem a opinião do Mauro, do que ele gosta ou não, mas deve ser olhar a música, não com o olhar "MPB de ser", mas sim com o lado do gênero que ele é. É só uma opinião.
ResponderExcluirAlguém devia avisar a dupla,que a obra de Tom Jobim não é repertório da mãe Joana.
ResponderExcluirNão gosto de falar sem ouvir, mas vejo como se a Joelma da Banda calypso gravasse um Cd cantando repertório da Elis. Jobim e suas melodias sinuosas e delicadas, e as vezes ardentes como Borzeguim , ao meu ver, não tem nada a ver com vozes abertas em terças - o que fazem as duplas no geral - nem com os irritantes vibratos e mudanças na melodia trocando notas para a oitava superior, como fizeram em No Rancho Fundo... Sei também que é uma maneira de levar o repertório do Tom para muitos fãs da dupla que não o conhecem. Na verdade fico aqui no aguardo, e torcendo para que seja um belo trabalho como Tom merece.
ResponderExcluirvocês acham que seria melhor se o grande público gostasse de músicas mais "cultas", mas não aceitam quando artistas populares as querem gravar
ResponderExcluirou será que vocês querem mesmo é que o que é de "bom gosto" continue nos guetos elitizados do setor cultural brasileiro?
Chitãozinho & Xororó na minha humilde opinião possui uma carreira Fantástica e Promissora, fez álbuns fantásticos, com o aval de gente renomada da 'MPB', inclua-se Djavan, Jair Rodrigues, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, entre outros!
ResponderExcluirTom Jobim merece essa justa homenagem, que acredito que se tivesse vivo aprovaria, assim como fez o Maestro João Carlos Martins que deixou o preconceito de lado e viu qualidade na música desses meninos!
Parabéns e ansioso pela chegada desse trabalho.
Meu Deus dá medo de ouvir, deixem Tom Jobim em paz.
ResponderExcluirGente, vamos esperar o CD sair? Não curto Ch&X, mas um tributo ao mestre Tom é sempre bem-vindo. E deve ficar interessante e inusitado ouvir suas canções em vozes sertanejas. Cuidemos.
ResponderExcluir