♪ EDITORIAL - A partir deste post, de número 13.577, o blog Notas Musicais entra em nova fase editorial. O blog vai passar a cobrir somente a produção fonográfica do Brasil. A expansão da cena independente nacional e a crescente demanda de espaço por artistas brasileiros - quase todos interessados em ter seus discos resenhados ou ao menos noticiados em Notas Musicais - exigiram essa mudança na linha editorial do blog. Com o ajuste do foco, a partir de agora direcionado somente para a música produzida no Brasil e para a música feita por artistas brasileiros residentes fora do país, a cobertura nacional - que também envolve resenhas de shows e (eventualmente) de livros, peças, filmes e exposições com temática musical - vai ser mais ampla, detalhada e específica. Necessária para que mais CDs e DVDs de mais artistas brasileiros sejam alvos de notícias ou de resenhas do blog, a nova linha editorial está afinada com as preferências dos leitores de Notas Musicais, já que, desde a abertura do blog, em 1º de novembro de 2006, os posts de maior leitura e repercussão sempre foram os de artistas brasileiros. E é justamente para honrar a fidelidade desses milhares de leitores diários que Notas Musicais ressalta que permanecerão inalterados todos os princípios éticos que sempre nortearam a publicação das resenhas e notícias no blog - princípios calcados na independência, honestidade e transparência das avaliações críticas dos discos e fatos relevantes do mercado fonográfico brasileiro. A diversidade de temas também será mantida, já que Notas Musicais sempre se diferenciou na blogosfera por abordar discos de todos os estilos, gêneros, regiões e cenas sem bairrismos ou pré-conceitos - ainda que sempre sob a ótica do Rio de Janeiro (RJ), cidade natal do editor de Notas Musicais, Mauro Ferreira. A ilustração de Sebba Cavalcante vista no post traduz em imagem a nova filosofia de Notas Musicais: som Brasil!
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
36 comentários:
Emanuel Andrade disse
Boa ideia, Mauro, essa demanda é justa. E melhor que possamos abraçar o que há de bom na na nossa musica. Que haja poucos espaço pra música de má qualidade.
Emanuel, reproduzi seu comentário com meu login porque avancei a data do post para este domingo. Grato pelo apoio nessa nova fase. Abs, MauroF
Oi Mauro
Concordo com a nova proposta do Blog em enfocar a música produzida no Brasil, mas gostava quando comentavas sobre cantores internacionais de quem gosto. Talvez pudesses comentar aqueles mais relevantes e conhecidos da grande maioria!! Imagina o lançamento de um trabalho da Madonna, do Paul McCartney, Bob Dylan e tantos outros sem nenhum post aqui? Na mesma linha de raciocínio, as "saídas de cena" de algum cantor internacional também não merecerão nota? De qualquer forma, respeito sua decisão! Gostei em parte porque alguns nomes internacionais realmente não mereciam notas! Fica mais uma vez a sugestão de criares um índice com os nomes dos artistas ou barra de busca para facilitar a pesquisa de algum nome, recurso este disponível no Blogger.
Grande abraço
Bem vinda a nova fase do blog, que tenho certeza será de muito sucesso e muita informação para nós amantes da música brasileira! Ótima decisão!
MAURO, VC CADA VEZ MAIS NOTA DEZ!
Vladimir, a busca existe. É a lupa situada no alto à esquerda do blog. Basta digitar o nome do artista ou do disco e clicar na lupa. Quanto à produção internacional relevante, ela vai continuar sendo resenhada na minha coluna 'Estúdio', publicada às segundas-feiras no jornal carioca 'O Dia'. A questão é que, como o Notas Musicais é atualizado somente por mim, ficou inviável abordar tudo e todos diante do crescimento e da progressiva relevância da cena 'indie' (a do Brasil e a do exterior). Eu estava perdendo o 'timing' diante da multiplicidade de assuntos. Por isso, tomei a decisão de focar na produção nacional, com base no fato incontestável de que toda a repercussão do Notas Musicais sempre se originou das notas e resenhas sobre artistas brasileiros. Abs, MauroF
Oi Mauro!!
Obrigado pelos esclarecimentos!! Não sabia da localização da barra de pesquisa lá em cima!!! Totalmente de acordo com suas justificativas!! Mais uma vez meus parabéns pelo Blog Notas Musicais!!
Por um lado acho importante dar ainda mais espaço à nossa música, por outro lamento pois me interessei, me informei, descobri muitas bandas e cantores/as estrangeiros por meio do blog. Mas... se não estava dando pra seguir assim, que siga da melhor forma!
Ótima iniciativa! Precisamos de mais formas alternativas de divulgação da boa música brasileira, pois há muita gente que não sabe que atualmente a música brasileira continua riquíssima.
Mauro, sou seu fã!! Achei muito legal a iniciativa; realmente a cena indie brasileira tem crescido e tem coisas muito interessantes. Mas fico triste também pela fim dos posts sobre a cena internacional. Se não fosse pela sua resenha, nunca teria conhecido, por exemplo, o trabalho de James Blake, de quem hoje sou um grande admirador! Mas parabéns pela nova fase do blog! Continuarei a fazer minhas visitas diárias para saber das novidades!!
Vai valer a pena, Fernando Lima.
Mauro, sucesso sempre! "tamo junto". abraço, João.
Maravilha, Mauro! A verdade é que os artistas de fora que nos chegam, já chegam consagrados e com uma máquina de divulgação que despensa críticas positivas ou negativas, ao passo que nossa produção musical anda precisando de um empurrãozinho para chegar até as pessoas.
Dou todo o apoio e grau dez!
Como digitei lá no seu FB... — Boa proposta essa de "estreitar" o foco no mercado fonográfico brasileiro. Mas... perdemos as boas e as ótimas dicas de lançamentos "de fora"... Então... Que venham os brasileiros e brasileiras! Parabéns, Mauro Ferreira, por todo esse esforço em nos trazer tantas informações úteis!
Bacana demais compor com minha ilustração. Vale lembrar que ela foi originalmente criada para uma matéria muito interessante sobre um momento singular em que a economia brasileira nos dava chances de repensar o posicionamento da indústria musical, bem como do entretenimento. Segue link para os interessados:
http://www.mimo.art.br/noticia-62-mercado-da-musica-a-hora-e-a-vez-do-brasil#.U-epQYBdXbk
Só sei é que o Notas Musicais continuará sendo meu endereço favorito da música e o mais imprescindível.
Boa sorte na nova fase.
Adilson
Ótimo e boa sorte! Mas por favor, se puder,abra uma exceção para o novo trabalho da Madonna quando for lançado! Eu já estava aguardando sua resenha...
Acho uma pena pq acompanhava até mais as críticas internacionais que as nacionais. Mas como vc bem notou, sou minoria, os posts mais comentados são de albuns nacionais.Vc poderia continuar com as resenhas internacionais em outro espaço pelo menos , no facebook ahah =/
Mauro, sou fã das resenhas que você escreve desde os tempos da coluna ´Estúdio`que acompanhava avidamente todas as terças feiras no jornal carioca´O Dia´.Eu costumo dizer que, sendo apaixonado por música, aprendi a resenhar/comentar discos através dessa coluna. Hoje até me alegra ter tido vários comentários meus aprovados e publicados aqui neste Blog, que sem dúvidas é o melhor em seu gênero. Mas fiquei decepcionado com a sua decisão de só comentar lançamentos de artistas brasileiros. Tudo bem que devemos dar mais destaque a nossa música, que aliás na minha opinião está cada vez mais fraca,repetitiva e empobrecida se comparada ás décadas de 60,70 e 80. Através do Blog Notas Musicais tomei conhecimento de muitos discos lançados/relançados por artistas e grupos estrangeiros de peso e que são/foram fundamentais para a história da música mundial.Os fãs da boa música que não se limitam a ouvir somente coisas produzidas por aqui com certeza sentirão falta do antigo formato. Abraços.
Você, por si só, já produz não somente seguidores, mas verdadeiros fãs. Admiro seu trabalho e meu respeito por ele só aumenta. Parabéns pela iniciativa e excelência no faz. Sucesso.
Mauro, te acompanho desde o início de seu trabalho na coluna do O DIA e posso te dizer que descobri inúmeros artistas internacionais excelentes com sua indicação, tais como John Legend e Amy Winehouse (quando ainda nem era bem conhecida) e acompanhei o crescimento de tantos artistas brasileiros como Mariene de Castro, Céu e tantas outras meninas (o mundo musical é delas né?).
Mas espero que aqui, nesse blog que visito diariamente você possa continuar nos agraciando com suas resenhas e críticas maravilhosas e nos brindando com suas descobertas Brasil afora.
Boa sorte e sucesso. Sou seu fã.
Caros leitores, os álbuns internacionais relevantes serão resenhados em minha coluna "Estúdio", publicada às segundas-feiras no jornal carioca "O Dia". Abs, grato a todos pelos comentários. MauroF
Mauro, parabéns pela nova fase do Notas Musicais. Adorei a notícia. Sucessos para você!
Bravo, meu caro crítico! Abs e o Notas é um dos prazeres diários na minha rotina virtual.
Parabéns, Mauro, pela ousadia. Aplaudo de pé essa sua iniciativa. A música brasileira precisa de espaço, cada vez mais escasso nos grandes meios de comunicação.
Abração
Denilson
Ótima ideia Mauro. É melhor ter um foco mais estreito, mas mais profundo, do que tentar cobrir tudo e fazer algo mais superficial.
Eu, por exemplo, visito este blog diariamente para saber o que está acontecendo na música brasileira.
Sou fã! Um abraço e boa sorte na nova fase.
Minha natureza de ouvinte eclético de todos estilos musicais e de todas as épocas me faz lamentar imensamente a perda de um espaço fundamental como o do Notas Musicais em relação à produção musical de fora, ainda mais considerando que este blog nunca teve preconceitos. De todo modo, desejo sorte e sucesso para o novo formato e, claro, continuarei leitor assíduo!!
Que noticia maravilhosa! A MPB e seus leitores agradecem!
Boa Mauro! Estamos mesmo precisando desse seu foco! Vai ser um estímulo especialmente para a música independente brasileira. Beijo
Que ótima noticia! Parabéns pela iniciativa e muito obrigada, não só por mim, mas por toda a classe e pelos artistas parceiros da Zênitha Produções.
Um beijo
Parabéns, Mauro, excelente iniciativa. Grande abraço, Clara Redig
Clararedig.mpb@gmail.com
Parabéns, Mauro, excelente iniciativa. Abração,
A melhor decisão. Há muitos sitios por lá no site para ver informações de artistas da lingua inglesa. Parabéns.
Rodolfo
Jacksonville, FL
Já não era sem tempo.
Achei q esta segmentação cedo ou tarde ia acontecer. Mas infelizmente sabe que leitores mais ecléticos você perderá, como eu.
Mas desejo verdadeiramente mais sucesso pro blog que a tantos anos acompanhei.
Postar um comentário