Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 6 de setembro de 2014

Alice dá pista de CD ao cruzar hit de Lilian, tema autoral e Tono em show

Em 1978, Lilian Knapp - cantora carioca projetada nos anos 1960 em dupla formada com Leno no reino da Jovem Guarda - voltou às paradas do mercado fonográfico brasileiro com compacto simples promovido com a canção Sou rebelde, versão em português de Paulo Coelho para Soy rebelde, pueril  balada espanhola composta por Manuel Alejandro com Ana Magdalena e lançada em 1971 na voz de Jeanette, cantora de origem inglesa. Decorridos 36 anos, Sou rebelde ganha a voz de Alice Caymmi em gravação feita para o segundo álbum da cantora carioca, Rainha dos raios, previsto para ser lançado neste segundo semestre de 2014. Alice deu pistas do disco ao comandar a parte musical do show performático da oitava edição da série Palavras cruzadas, projeto multimídia dirigido por Marcio Debellian. Além do hit Sou rebelde, Alice apresentou boa música inédita de sua autoria - Antes de tudo, valsa também presente no CD - e deu voz à música do terceiro álbum do grupo carioca Tono, Como vês (Bruno Di Lullo e Domenico Lancellotti, 2013), entre outros números musicais feitos entre projeções de vídeos e intervenções teatrais do artista plástico Guga Ferraz e do videomaker Rafael Puetter, o Rafucko, na estreia do show-performance em 5 de setembro de 2014 no teatro do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ). Até sucesso da banda norte-americana KC and The Sunshine Band na era da disco music, Keep it comin' love (Harry Wayne Casey e Richard Finch, 1977), entrou na dança pop. Eis o roteiro seguido por Alice Caymmi - em foto de Rodrigo Goffredo - com Guga e Rafucko na estreia do show, em cartaz até 7 de setembro:

* Trechos de programa de rádio (off)
1. Juízo final (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, 1973)
2. Antes de tudo (Alice Caymmi, 2014)
*  Guga Ferraz: Gás lacrimogêneo
*  Rafucko: Policial maluco

3. Cuidado com o bulldog (Jorge Ben Jor, 1975)
*  Rafucko: Vândalo apressado
*  Guga Ferraz: pedra portuguesa

4. Sou rebelde (Soy Rebelde) 
    (Manuel Alejandro e Ana Magdalena, 1971, em versão em português de Paulo Coelho, 1978)
* Rafucko: jornalista
5. Speak softly love (Nino Rota e Larry Kusik, 1972)
6. Keep it comin' love (Harry Wayne Casey e Richard Finch, 1977)
*  Rafucko: Amaury Jr.
*  Guga Ferraz: Coxinha
7. Baço (Criação coletiva)
8. Como vês (Bruno Di Lullo e Domenico Lancellotti, 2013)
*  Rafucko: Texto sobre medo, segurança e poder
*  Guga Ferraz: Poder
9. Iansã (Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1972)
*  Guga Ferraz: Texto sobre o tempo
*  Marchinha-jingle promocional da candidatura política de Alice Caymmi

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em 1978, Lilian Knapp - cantora carioca projetada nos anos 1960 em dupla formada com Leno no reino da Jovem Guarda - voltou às paradas do mercado fonográfico brasileiro com compacto simples promovido com a canção Sou rebelde, versão em português de Paulo Coelho para Soy rebelde, pueril balada espanhola composta por Manuel Alejandro com Ana Magdalena e lançada em 1971 na voz de Jeanette, cantora de origem inglesa. Decorridos 36 anos, Sou rebelde ganha a voz de Alice Caymmi em gravação feita para o segundo álbum da cantora carioca, Rainha dos raios, previsto para ser lançado neste segundo semestre de 2014. Alice deu pistas do disco ao comandar a parte musical do show performático da oitava edição da série Palavras cruzadas, projeto multimídia dirigido por Marcio Debellian. Além de Sou rebelde, Alice apresentou canção inédita de sua autoria - Antes de tudo o amor, também presente no CD - e deu voz à música do terceiro álbum do grupo carioca Tono, Como vês (Bruno Di Lullo e Domenico Lancellotti, 2013), entre outros números musicais feitos entre projeções de vídeos e intervenções teatrais do artista plástico Guga Ferraz e do videomaker Rafael Puetter, o Rafucko, na estreia do show-performance em 5 de setembro de 2014 no teatro do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ). Até sucesso da banda norte-americana KC and The Sunshine Band na era da disco music, Keep it comin' love (Harry Wayne Casey e Richard Finch, 1977), entrou na dança pop. Eis o roteiro seguido por Alice Caymmi - em foto de Rodrigo Goffredo - com Guga e Rafucko na estreia do show, em cartaz até 7 de setembro:

* Trechos de programa de rádio (off)
1. Juízo final (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, 1973)
2. Antes de tudo o amor (Alice Caymmi, 2014)
* Guga Ferraz: Gás lacrimogêneo
* Rafucko: Policial maluco
3. Cuidado com o bulldog (Jorge Ben Jor, 1975)
* Rafucko: Vândalo apressado
* Guga Ferraz: pedra portuguesa
4. Sou rebelde (Soy Rebelde) (Manuel Alejandro e Ana Magdalena, 1971, em versão em português de Paulo Coelho, 1978)
* Rafucko: jornalista
5. Speak softly love (Nino Rota e Larry Kusik, 1972)
6. Keep it comin' love (Harry Wayne Casey e Richard Finch, 1977)
* Rafucko: Amaury Jr.
* Guga Ferraz: Coxinha
7. Baço (Criação coletiva)
8. Como vês (Bruno Di Lullo e Domenico Lancellotti, 2013)
* Rafucko: Texto sobre medo, segurança e poder
* Guga Ferraz: Poder
9. Iansã (Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1972)
* Guga Ferraz: Texto sobre o tempo
* Marchinha-jingle promocional da candidatura política de Alice Caymmi

ADEMAR AMANCIO disse...

Sou Rebelde - me parece que o Chico César também gravou esta musiquinha tão fofa.