Resenha de CD
Título: Oito
Artista: Marjorie Estiano
Gravadora: Edição independente da artista / Tratore (distribuição)
Cotação: * * * 1/2
♪ Terceiro álbum da multimídia artista paranaense Marjorie Estiano, Oito atesta o grande crescimento da cantora - evolução já perceptível em seus shows - e expõe o aparecimento de compositora promissora. O Oito do título do disco se refere ao número de composições assinadas por Marjorie - a sós ou com parceiros - entre as 11 faixas do bom CD produzido e arranjado por André Aquino. Com Oito, Marjorie escapa da redoma adolescente a que sua música tinha sido confinada pela gravadora Universal Music nos dois primeiros álbuns da artista. Aliás, o primeiro álbum, Marjorie Estiano (2005), pareceu ser a trilha sonora teen de Natasha, a personagem vilã que projetou Marjorie como atriz em 2004 na novela juvenil Malhação. No posterior Flores, amores e blablablá (2007), a cantora ensaiou escapada desse universo no cover de Oh! darling (John Lennon e Paul McCartney, 1969), mas foi capturada pelo marketing da gravadora, que deu tom adolescente ao disco, bem-sucedido nas paradas. Decorridos sete anos, Oito insere Marjorie no universo da música pop adulta. "Daqui não saio / Mesmo que você não queira nada comigo", avisa a cantora nos versos assertivos de Por inteiro (Jau, Tenison Del Rey e Paulo Vascon), primeiro single de Oito. O laiá laiá carnavalizante dessa boa música se afina com o tom acelerado de Alegria maior não tem (Marjorie Estiano, André Aquino, Umberto Tavares e Jefferson Junior), faixa vocacionada para micaretas. Em Oito, Marjorie faz seu Carnaval pop com diversidade de ritmos. A cantora se banha com naturalidade na praia do reggae e prega paz & amor em Luz do sol (Marjorie Estiano, André Aquino e Márcio Mello) ao lado de Gilberto Gil, cantor que fica sempre à vontade nas águas jamaicanas nas quais foi um dos primeiros artistas brasileiros a mergulhar. Em outra latitude, Donde estás? (Marjorie Estiano e André Aquino) - música cantada em espanhol - amplifica as paixões inspiradoras de grande parte das letras do disco com evocação dos boleros cubanos e de toda a passionalidade da música latina. "Eu te amo, mas não consigo viver com você", pondera Marjorie na menos sedutora E agora? (Marjorie Estiano, André Aquino e Maurício Oliveira), faixa que ostenta a sonoridade vintage (mas paradoxalmente contemporânea) recorrente no disco e criada pela abundância de teclados e órgãos (Hammond, Wurlitzer e Glockenspiel) pilotados por Rodrigo Tavares e ouvidos também na canção Me leva (Marjorie Estiano), eleita o segundo single do álbum. Oito é CD de paixões à flor da pele, como sinaliza Ele (André Aquino), delicioso tema, um quase reggae que se destaca em disco que viaja para o universo musical pop norte-americano em Driving seat (Marjorie Estiano, André Aquino, Daniel Lopes e Alexandre Castilho), fluente música em inglês gravada com toque de blues. No todo, Oito surpreende pela boa qualidade do repertório, mas dá suas derrapadas. Na estrada (Marjorie Estiano, André Aquino e Rodrigo F. Leão) e A não ser o perdão (Marjorie Estiano, André Aquino, Maurício Oliveira, Rodrigo Tavares e Mart’nália) - faixa de suingue e dengo gravada com a adesão de Mart'nália - sinalizam que a parceria de Marjorie Estiano com o produtor André Aquino (ainda) não tem fôlego para sustentar todo um disco. A propósito, o cover de Ta-hi (Para você gostar de mim) (Joubert Carvalho, 1930) - marcha tirada do trilho carnavalesco pela cantora de voz afinada - se ajusta bem ao clima de Oito, disco adulto de paixões amplificadas que abre muitos caminhos musicais para Marjorie Estiano no universo pop.
♪ Terceiro álbum da multimídia artista paranaense Marjorie Estiano, Oito atesta o grande crescimento da cantora - evolução já perceptível em seus shows - e expõe o aparecimento de compositora promissora. O Oito do título do disco se refere ao número de composições assinadas por Marjorie - a sós ou com parceiros - entre as 11 faixas do bom CD produzido e arranjado por André Aquino. Com Oito, Marjorie escapa da redoma adolescente a que sua música tinha sido confinada pela gravadora Universal Music nos dois primeiros álbuns da artista. Aliás, o primeiro álbum, Marjorie Estiano (2005), pareceu ser a trilha sonora teen de Natasha, a personagem vilã que projetou Marjorie como atriz em 2004 na novela juvenil Malhação. No posterior Flores, amores e blablablá (2007), a cantora ensaiou escapada desse universo no cover de Oh! darling (John Lennon e Paul McCartney, 1969), mas foi capturada pelo marketing da gravadora, que deu tom adolescente ao disco, bem-sucedido nas paradas. Decorridos sete anos, Oito insere Marjorie no universo da música pop adulta. "Daqui não saio / Mesmo que você não queira nada comigo", avisa a cantora nos versos assertivos de Por inteiro (Jau, Tenison Del Rey e Paulo Vascon), primeiro single de Oito. O laiá laiá carnavalizante dessa boa música se afina com o tom acelerado de Alegria maior não tem (Marjorie Estiano, André Aquino, Umberto Tavares e Jefferson Junior), faixa vocacionada para micaretas. Em Oito, Marjorie faz seu Carnaval pop com diversidade de ritmos. A cantora se banha com naturalidade na praia do reggae e prega paz & amor em Luz do sol (Marjorie Estiano, André Aquino e Márcio Mello) ao lado de Gilberto Gil, cantor que fica sempre à vontade nas águas jamaicanas nas quais foi um dos primeiros artistas brasileiros a mergulhar. Em outra latitude, Donde estás? (Marjorie Estiano e André Aquino) - música cantada em espanhol - amplifica as paixões inspiradoras de grande parte das letras do disco com evocação dos boleros cubanos e de toda a passionalidade da música latina. "Eu te amo, mas não consigo viver com você", pondera Marjorie na menos sedutora E agora? (Marjorie Estiano, André Aquino e Maurício Oliveira), faixa que ostenta a sonoridade vintage (mas paradoxalmente contemporânea) recorrente no disco e criada pela abundância de teclados e órgãos (Hammond, Wurlitzer e Glockenspiel) pilotados por Rodrigo Tavares e ouvidos também na canção Me leva (Marjorie Estiano), eleita o segundo single do álbum. Oito é CD de paixões à flor da pele, como sinaliza Ele (André Aquino), delicioso tema, um quase reggae que se destaca em disco que viaja para o universo musical pop norte-americano em Driving seat (Marjorie Estiano, André Aquino, Daniel Lopes e Alexandre Castilho), fluente música em inglês gravada com toque de blues. No todo, Oito surpreende pela boa qualidade do repertório, mas dá suas derrapadas. Na estrada (Marjorie Estiano, André Aquino e Rodrigo F. Leão) e A não ser o perdão (Marjorie Estiano, André Aquino, Maurício Oliveira, Rodrigo Tavares e Mart’nália) - faixa de suingue e dengo gravada com a adesão de Mart'nália - sinalizam que a parceria de Marjorie Estiano com o produtor André Aquino (ainda) não tem fôlego para sustentar todo um disco. A propósito, o cover de Ta-hi (Para você gostar de mim) (Joubert Carvalho, 1930) - marcha tirada do trilho carnavalesco pela cantora de voz afinada - se ajusta bem ao clima de Oito, disco adulto de paixões amplificadas que abre muitos caminhos musicais para Marjorie Estiano no universo pop.
ResponderExcluirSempre admirei o trabalho da Marjorie e inclusive na fase adolescente, pois sempre achei seu timbre de voz muito bonito. Com este trabalho ela está mostrando o quanto amadureceu e se investir cada vez mais na carreira de cantora, daqui a alguns anos com certeza estará entre os grandes medalhões da MPB. Faça isso Marjorie!
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