Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Biglione toca Baden, Donato e Milton em álbum calcado no violão de aço
Um comentário:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
♪ Sem esquecer de lembrar no CD Violão de aço Brasil sua origem argentina, evocada no toque do tango Por una cabeza (Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, 1935), o guitarrista Victor Biglione apresenta um disco com repertório centrado na música brasileira. Como explicita o título, o músico repõe o violão de aço em absoluto primeiro plano - como instrumento solista, e não como mero acompanhamento - no toque de composições assinadas por nomes do primeiro time da MPB. Embora o violão de aço desempenhe papel solista no álbum, Biglione se cercou de virtuoses - como os baixistas Arthur Maia e Jorge Helder, o pianista Marcos Ariel, o percussionista Marcos Suzano (autor da música Flash) e o violoncelista Lui Coimbra, entre outros músicos - para gravar o CD produzido pelo próprio Biglione. Com essa turma, o músico dá sua própria visão de temas como As rosas não falam (Cartola, 1976) e Wave (Tom Jobim, 1967) com a liberdade do improviso. Tostão (Milton Nascimento, 1970) ganha toques andinos e flamencos. Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1974) é afiada com sequências modais e escalas inusitadas. Amazonas (João Donato, 1967) ganha acento cigano. Com seu violão de aço, Biglione também cai no samba Cai dentro (Baden Powell e Paulo César Pinheiro, 1979). O CD Violão de aço Brasil é independente e já está sendo distribuído no mercado fonográfico brasileiro via Tratore.
ResponderExcluir