Título: Maré cheia, maré baixa
Artista: Marcelo Caldi
Gravadora: Edição independente
Cotação: * * * *
♪ Na letra autorreferente de Latino (Marcelo Caldi), uma das cinco músicas de seu EP Maré cheia, maré baixa, o cantor, compositor e músico carioca Marcelo Caldi - hábil no toque de instrumentos como o acordeom e o piano - se caracteriza como "lo hermano do sertão", um "argentino meio nordestino", um "português que pensa em espanhol". É por aí. Faixa de requintada exuberância instrumental, Latino é música prega a unidade rítmica sul-americana, sonhando com tango e baião bailando na mesma canção no toque da sanfona deste excelente músico. De certa forma, é o que Caldi faz neste coeso EP - disponível para audição no portal SoundCloud - em que se revela interessante compositor através da exposição de cinco músicas que promovem misturas rítmicas na rota Brasil-Argentina. Geralmente próxima da cadência de um xote, a canção Ê moça (Marcelo Caldi e Maurício Detoni) mixa referências do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil com toques de tango e ecos do seminal baião de Luiz Gonzaga (1912 - 1989). A música-título Maré cheia, mará baixa (Marcelo Caldi) se banha sem previsibilidade nas águas afro-brasileiras desbravadas pelo centenário compositor baiano Dorival Caymmi (1914 - 2008) a partir dos anos 1930. Já A lenda de Maria Mariposa (Bebel Nicioli e Marcelo Caldi) é introduzida por um piano, mas logo ganha a pegada nordestina dos Pífanos de Caruaru (PE) com levada que remete tanto a Caymmi quanto às cirandas da beira do mar pernambucano. Fechando o EP, Festa à beira-mar (Soraya Ravenle, Marcelo Caldi e Moyseis Marques) expõe a boa vibração de celebração miscigenada da Zona Sul carioca, entre morro e asfalto, com mix de tango e ritmos nordestinos. Cantor eficaz e músico virtuoso, Caldi emerge no EP como compositor digno de atenção. Alta, sua maré está para peixe...
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♪ Na letra autorreferente de Latino (Marcelo Caldi), uma das cinco músicas de seu EP Maré cheia, maré baixa, o cantor, compositor e músico carioca Marcelo Caldi - hábil no toque de instrumentos como o acordeom e o piano - se caracteriza como "lo hermano do sertão", um "argentino meio nordestino", um "português que pensa em espanhol". É por aí. Faixa de requintada exuberância instrumental, Latino é música prega a unidade rítmica sul-americana, sonhando com tango e baião bailando na mesma canção no toque da sanfona deste excelente músico. De certa forma, é o que Caldi faz neste EP - disponível para audição no portal SoundCloud - em que se revela interessante compositor através da exposição de cinco músicas que promovem misturas rítmicas na rota Brasil-Argentina. Geralmente próxima da cadência de um xote, a canção Ê moça (Marcelo Caldi e Maurício Detoni) mixa referências do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil com toques de tango e ecos do seminal baião de Luiz Gonzaga (1912 - 1989). A música-título Maré cheia, mará baixa (Marcelo Caldi) se banha sem previsibilidade nas águas afro-brasileiras desbravadas pelo centenário compositor baiano Dorival Caymmi (1914 - 2008) a partir dos anos 1930. Já A lenda de Maria Mariposa (Bebel Nicioli e Marcelo Caldi) é introduzida por um piano, mas logo ganha a pegada nordestina dos Pífanos de Caruaru (PE) com levada que remete tanto a Caymmi quanto às cirandas da beira do mar pernambucano. Fechando o EP, Festa à beira-mar (Soraya Ravenle, Marcelo Caldi e Moyseis Marques) expõe a boa vibração de celebração miscigenada da Zona Sul carioca, entre morro e asfalto, com mix de tango e ritmos nordestinos. Cantor eficaz e músico virtuoso, Caldi emerge no EP como compositor digno de atenção. Alta, sua maré está para peixe...
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