♪ A geografia e os costumes da cidade do Rio de Janeiro já inspiraram muitos compositores desde antes do samba ser samba. Editado em 1856, nos tempos do império, o livro Rio de Janeiro - Álbum pitoresco musical já apresentou composições feitas com base nas paisagens de bairros cariocas como Botafogo, Glória, Jardim Botânico e Tijuca, entre outros, com direito a litografias dessas localidades, assinadas pelo paisagista francês Joseph-Alfred Martinet (1821 - 1875). Decorridos 158 anos, este livro voltou à cena - em publicação organizada por Rodrigo Alzuguir e lançada pela Edições de Janeiro no fim de 2014 - acoplado a uma versão atualizada do Álbum pitoresco-musical. Para a confecção desta nova versão, sete pianistas compositores foram convidados a criar temas inspirados por outros sete bairros do Rio, já então uma cidade partida. Francis Hime compôs uma modinha para a Gávea. Gilson Peranzzetta criou um choro lento para Brás de Pina. Maíra Freitas e Maria Teresa Madeira também recorreram ao choro para retratar musicalmente o Centro do Rio e a Lapa, respectivamente. Itamar Assiere fez uma bossa nova para o Flamengo. Mais antenada com os sons contemporâneos da cidade, Délia Fischer arriscou um funk à moda carioca para saudar Copacabana. Já Cristóvão Bastos apresentou um tango inspirado em Marechal Hermes. Em formato de um livro de arte, a nova edição é dupla - pois traz o livro original de 1956 e o álbum de 2014 - e inclui CD com gravações das sete composições inéditas da nova edição, partituras de todas as músicas e ilustrações do artista plástico Guilherme Secchin. Com 14 faixas, o CD traz - além dos sete temas da edição de 2014 - registros inéditos das composições do livro de 1856, gravados pelos pianistas convidados para a presente reedição.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
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♪ A geografia e os costumes da cidade do Rio de Janeiro já inspiraram muitos compositores desde antes do samba ser samba. Editado em 1856, nos tempos do império, o livro Rio de Janeiro - Álbum pitoresco musical já apresentou composições feitas com base nas paisagens de bairros cariocas como Botafogo, Glória, Jardim Botânico e Tijuca, entre outros, com direito a litografias dessas localidades, assinadas pelo paisagista francês Joseph-Alfred Martinet (1821 - 1875). Decorridos 158 anos, este livro voltou à cena - em publicação organizada por Rodrigo Alzuguir e lançada pela Edições de Janeiro no fim de 2014 - acoplado a uma versão atualizada do Álbum pitoresco-musical. Para a confecção desta nova versão, sete pianistas compositores foram convidados a criar temas inspirados por outros sete bairros do Rio, já então uma cidade partida. Francis Hime compôs uma modinha para a Gávea. Gilson Peranzzetta criou um choro lento para Brás de Pina. Maíra Freitas e Maria Teresa Madeira também recorreram ao choro para retratar musicalmente o Centro do Rio e a Lapa, respectivamente. Itamar Assiere fez uma bossa nova para o Flamengo. Mais antenada com os sons contemporâneos da cidade, Délia Fischer arriscou um funk à moda carioca para saudar Copacabana. Já Cristóvão Bastos apresentou um tango inspirado em Marechal Hermes. Em formato próximo de um livro de arte, a nova edição é dupla - pois traz o livro original de 1956 e o álbum de 2014 - e inclui CD com as sete composições inéditas da nova edição, partituras de todas as músicas e ilustrações do artista plástico Guilherme Secchin.
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