♪ Em cena desde 2002, o grupo paulistano Nhambuzim - batizado com o nome usado popular e afetivamente para chamar a ave designada nhambu - perfila a fauna nacional nos passos dos ritmos mais tradicionais do Brasil em seu segundo CD, Bichos de cá, produzido e arranjado pelo pianista do grupo, Xavier Bartaburu. Cada bicho inspirou uma composição feita no ritmo da região em que vive o animal. Encontrado nas matas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o macaco muriqui é cantado no ritmo do jongo Na trilha, na mata, a pé. Para o peixe-boi, espécie vista na região amazônica, o Nhamzubim compôs o carimbó O que é, o que é?. Já o lobo-guará, habitante do território de Minas Gerais, é tema da congada Filhotinho chorão enquanto a arara-azul, ave da região pantaneira, é assunto da guarânia Terra boa. Todas as dez músicas do CD são assinadas por Bartaburu em parceria com Edson Penha, vocalista do Nhambuzim. Com ilustrações da artista plástica paulistana Tatiana Clauzet na capa e encarte, o álbum Bichos de cá sucede Rosário - Canções inspiradas no sertão de Guimarães Rosa (2008) na discografia do grupo Nhambuzim.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
♪ Em cena desde 2002, o grupo paulistano Nhambuzim - batizado com o nome usado popular e afetivamente para chamar a ave designada nhambu - perfila a fauna nacional nos passos dos ritmos mais tradicionais do Brasil em seu segundo CD, Bichos de cá, produzido e arranjado pelo pianista do grupo, Xavier Bartaburu. Cada bicho inspirou uma composição feita no ritmo da região em que vive o animal. Encontrado nas matas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o macaco muriqui é cantado no ritmo do jongo Na trilha, na mata, a pé. Para o peixe-boi, espécie da região amazônica, o Nhamzubim compôs o carimbó O que é, o que é?. Já o lobo-guará, habitante do território de Minas Gerais, é tema da congada Filhotinho chorão enquanto a arara-azul, ave da região pantaneira, é assunto da guarânia Terra boa. Todas as dez músicas do CD são assinadas por Bartaburu em parceria com Edson Penha, vocalista do Nhambuzim. Com ilustrações da artista plástica paulistana Tatiana Clauzet na capa e encarte, o álbum Bichos de cá sucede Rosário - Canções inspiradas no sertão de Guimarães Rosa (2008) na útil discografia do Nhambuzim.
Postar um comentário