Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
sábado, 21 de março de 2015
Centenário de Haroldo Barbosa expõe cancioneiro imortal do compositor
6 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
♪ É provável que poucos brasileiros saibam hoje quem foi Haroldo Barbosa (21 de março de 2015 - 5 de setembro de 1979), compositor carioca que atuou também como radialista e redator de programas de humor da TV Globo. Mas muitos brasileiros cantam as músicas deste artista multimídia sem ligar o nome de Haroldo às suas composições imortais. Adeus, América (Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques, 1948), Bar da noite (Haroldo Barbosa e Bidu Reis, 1953), Canção da manhã feliz (Haroldo Barbosa e Luís Reis, 1962), De conversa em conversa (Haroldo Barbosa e Lúcio Alves, 1943), Devagar com a louça (Haroldo Barbosa e Luís Reis, 1963), Eu quero um samba (Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, 1945), Nossos momentos (Haroldo Barbosa e Luís Reis, 1960), Notícia de jornal (Haroldo Barbosa e Luís Reis, 1961), Palhaçada (Haroldo Barbosa e Luís Reis, 1961), Pra que discutir com madame? (Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, 1956) e Tim tim por tim tim (Haroldo Barbosa e Geraldo Jacques, 1951) são sambas e sambas-canção que eternizaram na história da música brasileira o nome deste compositor que hoje completaria 100 anos. Exímio letrista, Haroldo Barbosa se destacou também como versionista de músicas estrangeiras. Lançada sobretudo dos anos 1940 aos anos 1960, a obra musical do compositor sobrevive incólume ao tempo nas vozes de cantores como Elizeth Cardoso (1920 - 1990) e Miltinho (1928 - 2014). Mesmo que os brasileiros desconheçam a importância de Haroldo Barbosa, sua obra está aí - viva - para atestar a relevância da contribuição do artista para a música do Brasil.
ResponderExcluirAcho "Adeus, América" uma das canções mais lindas do repertório do compositor. Logicamente que existem outras, mas esta é especial.
ResponderExcluirMauro, vc errou ao digitar o ano de nascimento. Esse erro é insignificante no contexto mas...
ResponderExcluirGrato pelo toque do erro de digitação, Claudio. Abs, MauroF
ResponderExcluirBeleza de lembrança, Mauro. Por essas e outras que eu não deixo por nada esse blog. Abs
ResponderExcluirMe parece que a sua contemporaneidade e prestígio se deve às gravações de João Gilberto.
ResponderExcluir