terça-feira, 21 de abril de 2015

Salmaso canta Alceu com arranjo que evoca riqueza da nação nordestina

Resenha de single
Título: Na primeira manhã
Artista: Mônica Salmaso
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * * *

A edição do single Na primeira manhã - já disponível em todas as plataformas digitais com a gravação feita por Mônica Salmaso para a trilha sonora da novela Sete vidas (TV Globo, 2015) - prova que uma música sempre pode ser renovada, mesmo que já tenha recebido gravações antológicas. Canção dramática que se desvia do trilho festivo que pauta a maior parte do repertório do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, Na primeira manhã - lançada na voz do autor no álbum Coração bobo (Ariola, 1980) - já tinha merecido registro soberano de Maria Bethânia, lançado no álbum A beira e o mar (Philips, 1984). Pois Salmaso - grande cantora de técnica irretocável - enfrenta Na primeira manhã longe do tom dramático da intérprete baiana e, talvez por isso mesmo, apresenta abordagem primorosa que expõe outra visão da música sem correr o risco inglório da comparação, até porque o clima é outro. O maior trunfo da gravação de Salmaso é o arranjo que evoca toda a riqueza musical da nação nordestina. Em harmonia, os toques virtuosos dos músicos Teco Cardoso (flautas), Lulinha Alencar (acordeom), Neymar Dias (viola caipira), Dimos Goudarolis (cello) e Robertinho Silva (percussão) abarcam e evocam o belo universo dos aboios, do pífanos de Caruaru (PE) e da pulsação mais pungente da música do Nordeste, cujo território ancestral foi mais bem demarcado no mapa da música do Brasil a partir da propulsão da obra seminal de Luiz Gonzaga (1912 - 1989). As evocações são feitas de forma progessiva sem que o som embole referências. Sugerindo movimento, o arranjo segue o trilho existencial da personagem da canção, um ser desnorteado com a solidão potencializada pela perda de um amor e que, diante da ausência, caminha como "um boi no meio da multidão... um carro correndo em contramão". Enfim, Na primeira manhã é grande gravação em que Salmaso se posiciona (mais uma vez) como uma cantora com dotes de músico, integrando sua voz - seu lamento - com os instrumentos ouvidos em arranjo tradutor dos profundos sentimentos da canção. 

8 comentários:

  1. ♪ A edição do single Na primeira manhã - já disponível em todas as plataformas digitais com a gravação feita por Mônica Salmaso para a trilha sonora da novela Sete vidas (TV Globo, 2015) - prova que uma música sempre pode ser renovada, mesmo que já tenha recebido gravações antológicas. Canção dramática que se desvia do trilho festivo que pauta a maior parte do repertório do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, Na primeira manhã - lançada na voz do autor no álbum Coração bobo (Ariola, 1980) - já tinha merecido registro soberano de Maria Bethânia, lançado no álbum A beira e o mar (Philips, 1984). Pois Salmaso - grande cantora de técnica irretocável - enfrenta Na primeira manhã longe do tom dramático da intérprete baiana e, talvez por isso mesmo, apresenta abordagem primorosa que expõe outra visão da música sem correr o risco inglório da comparação, até porque o clima é outro. O maior trunfo da gravação de Salmaso é o arranjo que evoca toda a riqueza musical da nação nordestina. Em harmonia, os toques virtuosos dos músicos Teco Cardoso (flautas), Lulinha Alencar (acordeom), Neymar Dias (viola caipira), Dimos Goudarolis (cello) e Robertinho Silva (percussão) abarcam e evocam o belo universo dos aboios, do pífanos de Caruaru (PE) e da pulsação menos alegre da música do Nordeste, cujo território ancestral foi mais bem demarcado no mapa da música do Brasil a partir da propulsão da obra seminal de Luiz Gonzaga (1912 - 1989). As evocações são feitas de forma progessiva sem que o som embole referências. Sugerindo movimento, o arranjo segue o trilho existencial da personagem da canção, um ser desnorteado com a solidão potencializada pela perda de um amor e que, diante da ausência, caminha como "um boi no meio da multidão... um carro correndo em contramão". Enfim, Na primeira manhã é grande gravação em que Salmaso se posiciona (mais uma vez) como uma cantora com dotes de músico, integrando sua voz - seu lamento - com os instrumentos ouvidos em arranjo tradutor dos profundos sentimentos da canção.

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  2. Mônica Salmaso é tudo de bom... Grande cantora, de voz ímpar... Essa sua versão de "Na Primeira Manhã" é linda de doer... Muito sensível, bela...

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  3. ...francamente, não gostei ! Pra mim, regravação que merece destaque desta música é a que Renata Arruda fez em 1993, no album "Traficante de Ilusões"....Inclusive com participação do Alceu ! Sei lá a da Monica não enfeitiçou-me ! [rf.]

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  4. Monica é um balsamo nos nossos ouvidos no meio de tanta gente chata e sem graça e talento!!!

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  5. Monica, saia da zona de conforto uma vez na vida! Que letargia! Seus CDs são bons pros dias de insônia, melhor que chá de capim cidreira!

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  6. Arranjo primoroso, e voz maravilhosa, como sempre. Salmaso é de fato uma das vozes mais significativas desse país.

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