♪ Margareth Menezes é a melhor cantora de música afro-pop-baiana, o gênero rotulado como
axé music. Mas nem por isso conseguiu ser dona da melhor discografia do gênero. Nenhum CD ou DVD da artista conseguiu captar toda a força dessa voz que irradia magia e calor.
Para Gil e Caetano - CD e DVD ora lançados na coleção Canal Brasil com distribuição da gravadora Coqueiro Verde Records - tampouco transmite todo esse calor, mas é um dos melhores títulos da irregular obra fonográfica de
Maga. A captação da imagem - feita em 27 de maio de 2014 em apresentação do show na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ), sob a direção de Darcy Burger - resultou em DVD por vezes frio. Contudo, entre perdas e ganhos, o show idealizado pela cantora em 2012 - para celebrar os 70 anos de vida então completados pelos cantores e compositores baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil - ganha registro de maior beleza plástica na comparação com o formato original do show (clique
aqui para ler a resenha da estreia carioca de
Para Gil e Caetano). Entre os ganhos, há o cenário e as projeções que valorizam as exposições de músicas como
Reconvexo (Caetano Veloso, 1989). Há também as participações especiais dos homenageados Gilberto Gil - mais bem aproveitado na abordagem terna de
Deixar você (Gilberto Gil, 1992) do que na apropriação indébita de
Refazenda (Gilberto Gil, 1975), feita com a adesão desnecessária de Preta Gil - e Caetano Veloso, visto nos extras do DVD em duetos com Margareth em
Luz do sol (Caetano Veloso, 1982) e
Uns (Caetano Veloso, 1983). Pela própria natureza afro-baiana da cantora, temas como
Milagres do povo (Caetano Veloso, 1985),
Gema (Caetano Veloso, 1980) e o samba
Buda Nagô (Gilberto Gil, 1992) já parecem talhados para a voz de
Maga. E ela aproveita bem essas músicas. Mas um dos méritos de
Para Gil e Caetano é explorar o potencial da intérprete em outras latitudes musicais. No compasso do blues que pauta
Como 2 e 2 (Caetano Veloso, 1971), Margareth mostra que é uma grande cantora fora do terreiro do
axé. Talento já evidenciado pela interpretação segura de
O quereres (Caetano Veloso, 1984) que abre o DVD com a cantora caminhando lentamente pelo cenário, no fundo do palco, ao alto. Se houve ganhos que vieram realmente somar na conta, como a requisição da cantora baiana Rosa Passos para (re)dividir o samba
Eu vim da Bahia (Gilberto Gil, 1965) em dueto com a anfitriã, houve ganhos que parecem subtrair no saldo final. Caso da participação de Preta Gil, cantora sem maturidade para expor toda a expressão e significado de
Panis et circensis (Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1968), hino tropicalista que revive em dueto com Margareth. Já as entradas de Bem Gil e Moreno Veloso na banda - em números como
Clichê do clichê (Gilberto Gil e Vinicius Cantuária, 1985), a música menos sedutora do roteiro - poderiam ter sido mais evidenciadas. Entre as perdas propriamente ditas, há
Bahia de todas as contas (Gilberto Gil, 1983), samba menor de Gil que se constituíra uma das gratas surpresas do roteiro original do show por ter sido valorizado pela interpretação da cantora no show criado sob a eletroacústica direção musical da própria Margareth e do violonista Alexandre Leão, que solta a voz opaca em
Força estranha (Caetano Veloso, 1978) e em
Meu bem, meu mal (Caetano Veloso, 1981). Já presente no roteiro desde a estreia,
Eclipse oculto (Caetano Veloso, 1983) tem sua aura pop iluminada pela presença de Saulo Fernandes, convidado do número. Sozinha, na companhia da banda que harmoniza violões e percussões, a cantora esboça clima épico em
Um índio (Caetano Veloso, 1976) e tenta criar um ambiente de introspecção que favoreça a densidade sagrada de
Se eu quiser falar com Deus (Gilberto Gil, 1981). Enfim, no momento em que a Bahia celebra os 30 anos do som já diluído da
axé music, Margareth Menezes se aproxima da MPB em registro ao vivo que - entre perdas e ganhos - jamais depõe contra as obras de Caetano e Gil.
♪ Margareth Menezes é a melhor cantora de música afro-pop-baiana, o gênero rotulado como axé music. Mas nem por isso conseguiu ser dona da melhor discografia do gênero. Nenhum CD ou DVD da artista conseguiu captar toda a força dessa voz que irradia magia e calor. Para Gil e Caetano - CD e DVD ora lançados na coleção Canal Brasil com distribuição da gravadora Coqueiro Verde Records - tampouco transmite todo esse calor, mas é um dos melhores títulos da irregular obra fonográfica de Maga. A captação da imagem - feita em 27 de maio de 2014 em apresentação do show na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ), sob a direção de Darcy Burger - resultou em DVD por vezes frio. Contudo, entre perdas e ganhos, o show idealizado pela cantora em 2012 - para celebrar os 70 anos de vida então completados pelos cantores e compositores baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil - ganha registro de maior beleza plástica na comparação com o formato original do show (clique aqui para ler a resenha da estreia carioca de Para Gil e Caetano). Entre os ganhos, há o cenário e as projeções que valorizam as exposições de músicas como Reconvexo (Caetano Veloso, 1989). Há também as participações especiais dos homenageados Gilberto Gil - mais bem aproveitado na abordagem terna de Deixar você (Gilberto Gil, 1992) do que na apropriação indébita de Refazenda (Gilberto Gil, 1975), feita com a adesão desnecessária de Preta Gil - e Caetano Veloso, visto nos extras do DVD em duetos com Margareth em Luz do sol (Caetano Veloso, 1982) e Uns (Caetano Veloso, 1983). Pela própria natureza afro-baiana da cantora, temas como Milagres do povo (Caetano Veloso, 1985), Gema (Caetano Veloso, 1980) e o samba Buda Nagô (Gilberto Gil, 1992) já parecem talhados para a voz de Maga. E ela aproveita bem essas músicas. Mas um dos méritos de Para Gil e Caetano é explorar o potencial da intérprete em outras latitudes musicais. No compasso do blues que pauta Como 2 e 2 (Caetano Veloso, 1971), Margareth mostra que é uma grande cantora fora do terreiro do axé. Talento já evidenciado pela interpretação segura de O quereres (Caetano Veloso, 1984) que abre o DVD com a cantora caminhando lentamente pelo cenário, no fundo do palco, ao alto. Se houve ganhos que vieram realmente somar na conta, como a requisição da cantora baiana Rosa Passos para (re)dividir o samba Eu vim da Bahia (Gilberto Gil, 1965) em dueto com a anfitriã, houve ganhos que parecem subtrair no saldo final. Caso da participação de Preta Gil, cantora sem maturidade para expor toda a expressão e significado de Panis et circensis (Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1968), hino tropicalista que revive em dueto com Margareth. Já as entradas de Bem Gil e Moreno Veloso na banda - em números como Clichê do clichê (Gilberto Gil e Vinicius Cantuária, 1985), a música menos sedutora do roteiro - poderiam ter sido mais evidenciadas. Entre as perdas propriamente ditas, há Bahia de todas as contas (Gilberto Gil, 1983), samba menor de Gil que se constituíra uma das gratas surpresas do roteiro original do show por ter sido valorizado pela interpretação da cantora no show criado sob a eletroacústica direção musical da própria Margareth e do violonista Alexandre Leão, que solta a voz opaca em Força estranha (Caetano Veloso, 1978) e em Meu bem, meu mal (Caetano Veloso, 1981). Já presente no roteiro desde a estreia, Eclipse oculto (Caetano Veloso, 1983) tem sua aura pop iluminada pela presença de Saulo Fernandes, convidado do número. Sozinha, na companhia da banda que harmoniza violões e percussões, a cantora esboça clima épico em Um índio (Caetano Veloso, 1976) e tenta criar um ambiente de introspecção que favoreça a densidade sagrada de Se eu quiser falar com Deus (Gilberto Gil, 1981). Enfim, no momento em que a Bahia celebra os 30 anos do som já diluído da axé music, Margareth Menezes se aproxima da MPB em registro ao vivo que - entre perdas e ganhos - jamais depõe contra as obras de Caetano e Gil.
ResponderExcluirNão vi o show, mas tenho aqui o CD. Não tenho nada do que reclamar, Maga soube captar com sabedoria e emoção necessárias as canções de Gil e Caaetano.
ResponderExcluirEsse eu quero pra mim gosto do trabalho da Maga
ResponderExcluirna edição do cd não tem "reconvexo"...
ResponderExcluirAinda não vi o DVD, mas não gostei muito do CD - até porque tinha muitas expectativas que não se concretizaram. É bom, é bem bom, mas achei aquém do que a junção do vozeirão da voz da Margareth com a obra de Gil e Caetano poderia render.
ResponderExcluirTambém acho que mesmo sendo a melhor cantora do gênero, Margareth tem discografia muito irregular. Se o carisma de Ivete Sangalo é tanto que ela aposta mais nas piadas que no repertório, sobra para Daniela Mercury a eterna coroa de Rainha do Axé, com discografia certeira e inteligente, mesmo que não tenha a voz de uma tampouco o carisma da outra. E para nessas três o grupo de grandes da música de carnaval baiana, uma vez que Cláudia Leitte é uma farsa e as outras, todas, sejam as excelentes como Márcia Short ou as que foram populares como Márcia Freire, não conseguiram manter carreiras de importância longeva ao saírem dos holofotes.
ResponderExcluirMas voltando a Margareth, acho que o grande problema dela é exatamente quando ela sai da seara "afro". Com sua voz bonita e potente, porém crua, Margareth quer ser uma espécie de "Marisa Monte da Bahia", mas não consegue. Sempre que escuto Maga tentar cantar baladas, rocks ou qualquer coisa que saia da raia afro, tenho a sensação de que há uma forçação de barra. Acho que ela poderia (e deveria) tentar ser a "Clementina de Jesus da Bahia", aquela coisa mais de raiz, ao invés da sofisticação pop de Marisa.
Mas, de qualquer modo, é bom saber que ainda há Margareth Menezes, Daniela e Ivete Sangalo (que afinal fez um disco com os dois) para prestigiar os grandes compositores da minha terra. Pq, se deixar ir indo pelo caminho que vai, só vai sobrar os Pablos da vida com sua "sofrência".
Mauro, sério que Clichê do Clichê não te agradou tanto assim ?? Particularmente eu achei massa !!! Alexandre Leão caiu bem na musica entre Maga e Gil !!! Uma pena mesmo ela ter deixado de lado Bahia de Todas as Contas !!!! Já ouvi o CD to no aguardo do DVD!! Quero muito ver!!! Adoro Margareth !!! Ela Fantástica !! De fato como Douglas Carvalho disse Margareth, Daniela e Ivete são algumas que ainda conseguem produzir musica de qualidade na Bahia !!! Abraços !!!!
ResponderExcluirTambém tenho essa sensação de que Margareth derrapa feio quando resolve ir para o pop ou para uma mpb mais tradicional, quando o caminho mais interessante seria levar o pop para o que ela faz tão bem, que é a música "afrobaiana".
ResponderExcluir