quarta-feira, 3 de junho de 2015

Salles celebra a obra e o centenário de Rosil em disco que inclui Chico César

Autor de Sebastiana (1953), pedra fundamental da obra fonográfica do cantor paraibano Jackson do Pandeiro (1919 - 1982), o compositor pernambucano Rosil Cavalcanti (20 de dezembro de 1915, Macaparana - PE / 10 de julho de 1968, Campina Grande - PB) completaria um século de vida neste ano de 2015. O centenário e o cancioneiro deste inspirado compositor da Nação Nordestina - nome indissociável da discografia de Jackson do Pandeiro - estão sendo celebrados pelo cantor paraibano Chico Salles no CD Rosil do Brasil, lançado neste mês de junho de 2015. Produzido por José Milton, o disco traz participações de nomes como Chico César, que canta justamente com Salles o hit Sebastiana. Salles alinha 13 músicas do compositor de Na base da chinela (Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti, 1962) - tema malicioso incluído no repertório - nas 12 faixas de Rosil do Brasil. Salles dá voz a músicas como Cabo Tenório (Rosil Cavalcanti, 1957), Quadro negro (Rosil Cavalcanti e Jackson do Pandeiro, 1959), Moxotó (José Gomes e Rosil Cavalcanti, 1956) e Ô véio macho (Rosil Cavalcanti, 1962), entre outros hits de Rosil. O cantor pernambucano Silvério Pessoa, que lançou em março CD dedicado ao repertório de Jackson do Pandeiro, figura em Rosil do Brasil no Forró de Zé Lagoa (Rosil Cavalcanti, 1962), o  baião lançado na voz do cantor paraibano Genival Lacerda.

Um comentário:

  1. ♪ Autor de Sebastiana (1953), pedra fundamental da obra fonográfica do cantor paraibano Jackson do Pandeiro (1919 - 1982), o compositor pernambucano Rosil Cavalcanti (20 de dezembro de 1915, Macaparana - PE / 10 de julho de 1968, Campina Grande - PB) completaria um século de vida neste ano de 2015. O centenário e o cancioneiro deste inspirado compositor da Nação Nordestina - nome indissociável da discografia de Jackson do Pandeiro - estão sendo celebrados pelo cantor paraibano Chico Salles no CD Rosil do Brasil, lançado neste mês de junho de 2015. Produzido por José Milton, o disco traz participações de nomes como Chico César, que canta justamente com Salles o hit Sebastiana. Salles alinha 13 músicas do compositor de Na base da chinela (Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti, 1962) - tema malicioso incluído no repertório - nas 12 faixas de Rosil do Brasil. Salles dá voz a músicas como Cabo Tenório (Rosil Cavalcanti, 1957), Quadro negro (Rosil Cavalcanti e Jackson do Pandeiro, 1959), Moxotó (José Gomes e Rosil Cavalcanti, 1956) e Ô véio macho (Rosil Cavalcanti, 1962), entre outros hits de Rosil. O cantor pernambucano Silvério Pessoa, que lançou em março CD dedicado ao repertório de Jackson do Pandeiro, figura em Rosil do Brasil no Forró de Zé Lagoa (Rosil Cavalcanti, 1962), o baião lançado na voz do cantor paraibano Genival Lacerda.

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.