♪ Aos 80 anos, completados em 28 de março de 2015, o compositor e produtor musical carioca Hermínio Bello de Carvalho vive de suas glórias reais e imaginárias no universo da música brasileira. Livro organizado por Ruy Castro e lançado pelas Edições de Janeiro para festejar as oito décadas de vida do artista, Taberna da Glória e outras glórias - Mil vidas entre os heróis da música brasileira inventaria criações, feitos e prosas do poeta no mundo real e no universo ilimitado da imaginação. No livro, encerrado com (ótimo) ensaio sobre Hermínio escrito por Rodrigo Alzuguir e intitulado O homem de mil sonhos, o parceiro de Elton Medeiros no samba Pressentimento narra fatos, peculiaridades e causos extraídos de sua íntima convivência cotidiana com ídolos da música brasileira como a cantora fluminense Clementina de Jesus (1901 - 1987), a cantora carioca Elizeth Cardoso (1920 - 1990) e o compositor e músico carioca Pixinguinha (1897 - 1973). Há capítulos dedicados a Emilinha Borba (1923 - 2005) e a Dolores Duran (1930 - 1959), entre outros nomes. São textos extraídos de livros anteriores como Mudando de conversa (1986) e Umas & outros (1995). A maioria das histórias aconteceu de fato, mas há tramas fictícias tecidas pela mente de Hermínio como o encontro de Pixinguinha com o compositor italiano de música erudita Antonio Vivaldi (1678 - 1741) em mesa de bar carioca, no verão de 1940. A edição do livro é valorizada pela reprodução de mais de 50 fotos, recolhidas no acervo de Hermínio. Essas fotos legitimam os fatos.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Curta a página de Notas Musicais no Facebook e acompanhe as atualizações diárias do blog.
O legado de Hermínio é uma de nossas glórias culturais — merece todas as alegrias, todas as homenagens, todas as palavras de amor e admiração! — sem ele, muita coisa fundamental na Música brasileira oriunda do povo e de seus criadores não teria registro nenhum... Salve Hermínio, o Bello de Carvalho!
Hermínio merece todas as homenagens
Postar um comentário