♪ Distribuído em todas as plataformas digitais pela gravadora Som Livre na última sexta-feira, 18 de setembro de 2015, o álbum Tamarear - título do disco editado pelo selo MP,B Discos que junta o cantor e compositor carioca Milton Nascimento ao mineiro Dudu Lima Trio - é projeto de caráter beneficente. Tamarear é o verbo conjugado por quem colabora com o Tamar, projeto criado para proteger da extinção espécies raras de tartarugas marinhas. Milton e o jazzístico Dudu Lima Trio colaboram em forma de música com disco que aloca 11 composições em nove faixas gravadas em vários estúdios entre julho e outubro de 2014. A maioria vem do repertório de Milton. Mas há temas inéditos como a música-título Tamarear (Guy Marcovaldi), gravada com a adesão, na guitarra, do músico norte-americano de jazz Stanley Jordan, também convidado de Belafonte (Dudu Lima), tema instrumental turbinado com sons aquáticos captados por Pauly Di Castro para o projeto Tamar. A propósito, a gravação de Tamarear cita O mar (1940), clássica canção praieira do compositor baiano Dorival Caymmi (1914 - 2008). Em clima de jazz mineiro, Milton e o virtuoso Dudu Lima Trio recriam composições famosas como Clube da esquina nº 2 (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges, 1972), Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1974), Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1967) - unida em medley com o tema instrumental Nascimento (Dudu Lima) - e Gran circo (Milton Nascimento e Márcio Borges, 1975), entre outras músicas do clube mineiro dos anos 1970. O disco sai também em edição física em CD.
Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Capa bem simples, mas bonita... Lindos clássicos da MPB que há no disco...
Milton tá com todo fôlego pra produzir! Deveria servir de exemplo para as novas gerações e seus longos anos pra presentear seu público com algum novidade...
Ouvi o disco e realmente está maravilhoso. Pode soar repetitivo para alguns, mas ouvir Milton cantando "Travessia" é sempre um elixir. E, claro, repaginando outros clássicos do eterno Clube da Esquina. Maravilhoso CD.
Oi, Mauro! Os 70 anos de Gonzaguinha, completados nesta terça-feira, não merecem um editorial? Sua obra - sobretudo a parte romântica e os sambas - permanece presente.
Clayton, os 70 anos de Gonzaguinha são assunto da resenha do CD que comemora a data e que acabou de entrar no ar. Abs, MauroF
Tem gente pedindo mais lançamentos,com tantos que há!
Haja prateleiras pra alojar tantos CDs e DVDs.
O ideal seria um lançamento pra cada dez anos.
Postar um comentário