sábado, 21 de novembro de 2015

Avalizado por Beth e Bethânia, Fregonesi faz 'fuzuê' autoral em CD e em DVD

Gravado por Beth Carvalho e por Maria Bethânia em recentes discos das cantoras, o cantor e compositor carioca Leandro Fregonesi registra obra autoral em Vai ter fuzuê, CD e DVD lançados pela gravadora Som Livre com o registro de músicas captadas em estúdio, sob a direção de Darcy Burger, mas em clima de show ao vivo. Nome valorizado no universo do samba, o maestro Ivan Paulo assina a produção e as regências da gravação em que Fregonesi fica sob os holofotes e dá voz a composições autorais como Cavaleiro de Jesus (de Fregonesi com Chico Donadoni), Dinheiro mole, Quando o galo cantou (parceria com Helena Pinheiro), Sinhá MariaA lira de um cantador - parceria com Rafael dos Santos cuja interpretação é dividida por Fregonesi com o cantor Reinaldo - e Samba miudinho, entre outras músicas próprias. Monarco e Tantinho da Mangueira - cantores e compositores associados às escolas de samba Portela e Mangueira, respectivamente - entram em cena em Guardiãs. Beth Carvalho, que avaliza a obra de Fregonesi em depoimento alocado nos extras do DVD, figura como cantora somente no CD, revivendo os dois sambas do artista, Chega (Leandro Fregonesi e Rafael dos Santos) e Samba mestiço (Leandro Fregonesi, Rafael dos Santos e Ciraninho), que lançou no álbum de inéditas Nosso samba tá na rua (Andança / EMI Music, 2011). Já Bethânia - que gravou samba de Fregonesi, Povos do Brasil, no álbum Meus quintais (Biscoito Fino, 2014) - aparece somente em depoimento no DVD. Gravado sob a direção artística do próprio Leandro Fregonesi, Vai ter fuzuê  tem a música-título assinada pelo compositor com João Martins.

5 comentários:

  1. Siga Notas Musicais no Twitter (@BNotasMusicais) e acompanhe as atualizações diárias do blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive o prazer de assistir ao dvd do Leandro neste fim de semana (compro sempre o cd juntamente!) e o que eu gostaria de deixar registrado é a beleza deste projeto.
    Acho que nos últimos anos nenhum cantor de samba me sensibilizou tanto quanto o trabalho deste rapaz.
    Tem belas músicas, parceiros constantes, sabe escolher o repertório e melhorou consideravelmente seu desempenho na arte de interpretar.
    Me desculpe se a comparação for exagerada ou até mesmo esdrúxula, mas de imediato me remeti aos idos 1983, onde a mesma Beth amadrinhou e registrou dois sambas no disco Suor no Rosto de um até então compositor desconhecido, chamado Zeca Pagodinho, e deu no que deu! Unanimidade nacional!
    A Beth repetiu o mesmo feito em 2012,no disco Nosso Samba tá na rua, gravando duas músicas de um até então compositor sem muita visibilidade (registrado apenas pelo Diogo Nogueira). Tomara que o feito se repita, pois, o Leandro merece!
    Assim como o Zeca que já foi apelidado de o Anjo da Velha Guarda, que venha o Leandro com esse aspecto de querubim tomar conta e ser um grande porta voz dessa nova geração do samba. Com ele, tive a impressão de que o samba se renovou. Não vai morrer jamais! Que venham outros Leandros!
    Abraços,

    Marcelo Barbosa

    ResponderExcluir
  3. E mais uma vez obrigado à minha Rainha/Deusa Madrinha do Samba por me apontar os compositores certos. Tomara que além do Chega e do Samba Mestiço venham outras pérolas deste grande compositor.

    ResponderExcluir
  4. E Nosso Samba tá na Rua é de 2011 mesmo, Mauro. Eu errei!!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Mauro, agradecemos o espaço dedicado ao novo CD e DVD "Vai Ter Fuzuê", de Leandro Fregonesi. Lembrando que o DVD traz depoimentos de Maria Bethânia, Beth Carvalho, Monarco da Portela, Diogo Nogueira, Helena Pinheiro e, a quem interessar, aqui estão, faixa a faixa, todos os autores e participações especiais do CD:

    1. VAI TER FUZUÊ (Leandro Fregonesi / João Martins)
    2. SUÍTE DOS PESCADORES (Dorival Caymmi)
    3. DINHEIRO MOLE (Leandro Fregonesi)
    4. CAVALEIRO DE JESUS (Leandro Fregonesi / Chico Donadoni)
    5. QUANDO O GALO CANTOU (Leandro Fregonesi / Helena Pinheiro)
    6. SAMBA MIUDINHO (Leandro Fregonesi)
    LALÁ MORENA (Nei Lopes)
    7. CHEGA (Leandro Fregonesi / Rafael dos Santos)
    SAMBA MESTIÇO (Leandro Fregonesi / Ciraninho / Rafael dos Santos)
    Part. Especial no CD: BETH CARVALHO

    8. SEM COMPROMISSO (Geraldo Pereira / Nelson Trigueiro)
    SACODE CAROLA (Hélio Nascimento / Alfredo Marques)
    9. A LIDA DE UM CANTADOR (Leandro Fregonesi / Rafael dos Santos)
    Part. Especial no CD: REINALDO

    10. SINHÁ MARIA (Leandro Fregonesi)
    11. JÁ VAI TARDE (Leandro Fregonesi / Guilherme Sá)
    12. GUARDIÃS (Leandro Fregonesi / João Martins)
    Part. Especiais no CD: MONARCO DA PORTELA e TANTINHO DA MANGUEIRA

    13. NÃO ME CHATEIA (Leandro Fregonesi / Rafael dos Santos)
    14. REVOLTA PELA IGUALDADE (Leandro Fregonesi / Chico Donadoni)
    Part. Especial no CD: RIXXA

    15. CAIU (Leandro Fregonesi / Ciraninho / Rafael dos Santos)
    16. VELHAS PAREDES (Leandro Fregonesi / Ivor Lancellotti)

    Atenciosamente,

    Lizete Oliveira
    FRG Cultural

    ResponderExcluir

Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira

P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.