Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
terça-feira, 24 de maio de 2016
Dois primeiros álbuns de Cartola serão encaixotados com compilação inédita
14 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
♪ A gravadora Universal Music produz, para o segundo semestre deste ano de 2016, caixa com os dois primeiros álbuns do cantor, compositor e músico carioca Angenor de Oliveira (1908 - 1980), o Cartola. A caixa se chama Todo tempo que eu viver e tem curadoria de Eduardo Magossi, feita sob a supervisão de Luiz Garcia. Com capas restauradas e com as reproduções das letras das músicas e dos textos dos LPs originais, os dois álbuns do artista - ambos intitulados Cartola e editados em 1974 e 1976, respectivamente, pela gravadora Discos Marcus Pereira - serão encaixotados em edições remasterizadas ao lado de coletânea inédita do bamba da escola de samba Mangueira. Intitulada Tempos idos, a compilação vai reunir fonogramas avulsos até então dispersos na discografia de Cartola. São gravações feitas por Cartola - visto no traço de Elifas Andreato - para projetos especiais e discos de outros artistas. A caixa vão trazer textos inéditos - escritos por Magossi - sobre os álbuns e as gravações reunidas na inédita compilação, produzida para o projeto.
ResponderExcluirMuito bom. A Sony vai relançar o terceiro álbum do Cartola em vinil. A Universal poderia aproveitar e relançar todos esses discos em vinil também.
ResponderExcluirÓtima notícia... Adoro Cartola, um gênio das composições musicais... Poderiam lançar uma caixa contendo todos os seus discos, né? Não custava nada...
ResponderExcluirBom dia, Mauro!
ResponderExcluirVoce tem alguma informação sobre o possível lançamento do albúm físico TERESA CRISTINA CANTA CARTOLA? Abraço!
ResponderExcluirMauro,
O texto não deixa claro, se esta caixa é vinil ou CD.
É vinil ou CD ?
Léo, o álbum da Teresa Cristina sai somente em digital, como já noticiado. Mauro, a caixa é de CDs. Abs, MauroF
ResponderExcluirExcelente noticia....Cartola é sempre bem vindo, ainda mais com essa compilação
ResponderExcluirMauro pode dizer o que tem na compilação??? Quais faixas???
ResponderExcluir
ResponderExcluirUfa!
Que bom que é CD! Os 2 primeiros do Cartola remasterizados e com bônus! Aí que delícia! Viva o CD e a música digital!
Vinil é atraso de vida....ninguém merece.
Bigode, ainda não disponho da lista de fonogramas da compilação. Abs, MauroF
ResponderExcluirBem que poderia incluir também o seu primeiro e rarísssimo compacto duplo feito na época da turnê do show que ele participou num navio para a Europa!
ResponderExcluirQuerido desconhecido,
ResponderExcluirvc juntou um monte de informações desconexas.
a) ele gravou uma faixa em um navio de guerra estacionado no Rio de Janeiro para um projeto internacional dentro da política de boa vizinhança dos EUA em 1940. Não tinha turnê nenhuma.
b) o compacto duplo foi gravado em 1964.
Poderiam relançar todos os álbuns seria melhor
ResponderExcluirTenho os 2 - cds da Marcus Pereira, tem uma diferença grande entre os dois na sonoridade
ResponderExcluirCartola(foto preto e branco) tem um som com graves mas evidentes soa melhor.
Cartola (foto c/Dona Zica) tem um som quase ausente de graves não soa nada bom.
Não sei se uma simples remasterização vai resolver esta sonoridade o correto seria remixar
como foi feito com alguns cds do Caetano e ficou ótimo. O repertório não se discute, clássico.