Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.
quarta-feira, 15 de junho de 2016
Após fazer rock, Wado aborda axé no álbum 'Ivete', em que canta Gil e MoMo
2 comentários:
Este é um espaço democrático para a emissão de opiniões, sobretudo as divergentes. Contudo, qualquer comentário feito com agressividade ou ofensas - dirigidas a mim, aos artistas ou aos leitores do blog - será recusado. Grato pela participação, Mauro Ferreira
P.S.: Para comentar, é preciso ter um gmail ou qualquer outra conta do google.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
♪ Com discografia sempre mutante, Wado - nome artístico do cantor e compositor Oswaldo Schlikmann Filho - aborda a música afro-pop-baiana rotulada como axé music no nono álbum solo, marotamente intitulado Ivete. No álbum, que sucede o roqueiro 1977 (Deck, 2015), o artista de origem catarinense - radicado em Maceió (AL) - apresenta parcerias com Marcelo Camelo (Você não vem, música também composta com MoMo), Zeca Baleiro (Mistério e Nós) e Thiago Silva (Alabama - faixa eleita o primeiro single do álbum - e Sexo). Wado - em foto de Alzir Lima - regrava Filhos de Gandhi (Gilberto Gil, 1973) e Um passo à frente (Moreno Veloso e Quito Ribeiro, 2005). O repertório inclui Samba de amor, parceria de Alvinho Lancellotti e MoMo. “O axé que me comove é muito político, de cunho racial e social”, ressalta Wado em comunicado sobre o disco. "A música Alabama faz referência a Strange fruit e fala de negros enforcados e suspensos em árvores nas plantações norte-americanas", detalha Wado, citando a canção do compositor norte-americano Abel Meeropol (1903 - 1986) lançada em 1939 por Billie Holiday (1915 - 1959). “Musicalmente, o álbum evoca os primeiros discos solo de Moraes Moreira, ainda nos anos 1970, principalmente a guitarra baiana de Armandinho nesses álbuns. Já na temática e no ritmo, Ivete remete à primeira safra de axés lançado no meio dos anos 1980”, contextualiza Wado.
ResponderExcluirO axé em seus primórdios tinha lá seu valor.
ResponderExcluir