sábado, 11 de junho de 2016

Projota foca em discurso direcionado à mulher em show do DVD '3Fs ao vivo'

Resenha de álbum
Título: 3Fs - Foco força fé ao vivo
Artista: Projota
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * 

É sintomático que a primeira cena vista no segundo DVD de Projota seja o rapper paulistano cercado por uma pequena multidão. O cantor e compositor paulistano José Tiago Sabino Pereira, vulgo Projota, começou a sair do gueto do hip hop a partir de conexões feitas em 2014 com a funkeira pop carioca Anitta. A contratação do artista pela Universal Music e a edição do álbum Foco, força e fé (Universal Music, 2014) pela gravadora multinacional ampliaram a visibilidade de Projota no universo pop. O DVD ora lançado, 3Fs - Foco força fé ao vivo, capta esse instante de sucesso, rebobinando o discurso positivista e por vezes pueril das músicas do disco de 2014 entre algumas composições inéditas. Uma das músicas inéditas inseridas no roteiro do show captado em 13 de janeiro deste ano de 2016 em apresentação do artista no Espaço das Américas, na cidade de São Paulo (SP), Muleque de vila (Projota, Pedro Dash e Dan Valbusa, 2016) funciona em cena como manifesto da vitória profissional de Projota. "Prosperei com o suor do meu trabalho", avisa o rapper em verso do tema. De fato, o coro forte do público em músicas como Acabou (Projota e Apolo, 2010) e O vento (Projota, Marlos Vinicius e Skeeter, 2014) reitera a popularidade do artista. Bisando duetos feitos com Projota em gravações anteriores, Anitta entra em cena para dar voz ao refrão da inédita Faz parte (Projota, Pedro Dash e Rodrigo Marques, 2016), tema em que o rapper discursa contra a superficialidade das redes sociais e das mentes conectadas a essas redes. O discurso, contudo, patina na mesma superficialidade que critica. Com mais força, Tsunami (Projota, Pedro Dash, Rashid e Kamau, 2016) arrasta a atenção do espectador para o freestyle que junta Projota aos rappers Rashid e Kamau, manos das batalhas da vida e do hip hop. Freestyle é o momento em que os rappers improvisam tal como os partideiros fazem nas rodas de samba. Os improvisos do trio até podem ter sido ensaiados para a gravação, mas soam naturais. No mais, Projota recebe o rapper carioca Marcelo D2 para bisar o dueto feito no álbum Foco, força e fé na música Elas gostam assim (Projota, Marcelo D2, Pedro Dash e Dan Valbusa, 2014). O discurso do tema soa machista. Mas as mulheres, principal público-alvo do rap de Projota, parecem gostar dos versos. Porque todo o foco de Projota está direcionado para esse público feminino. Com inegável carisma e vivacidade em cena, ele corteja as mulheres no palco. Elas caem na cantada dele e gostam dele assim, sedutor. O que explica a força atual de Projota no universo pop brasileiro, exposta neste segundo registro audiovisual do show do artista. 3Fs é para os que põem fé no rap de Projota...

2 comentários:

  1. ♪ É sintomático que a primeira cena vista no segundo DVD de Projota seja o rapper paulistano cercado por uma pequena multidão. O cantor e compositor paulistano José Tiago Sabino Pereira, vulgo Projota, começou a sair do gueto do hip hop a partir de conexões feitas em 2014 com a funkeira pop carioca Anitta. A contratação do artista pela Universal Music e a edição do álbum Foco, força e fé (Universal Music, 2014) pela gravadora multinacional ampliaram a visibilidade de Projota no universo pop. O DVD ora lançado, 3Fs - Foco força fé ao vivo, capta esse instante de sucesso, rebobinando o discurso positivista e por vezes pueril das músicas do disco de 2014 entre algumas composições inéditas. Uma das músicas inéditas inseridas no roteiro do show captado em 13 de janeiro deste ano de 2016 em apresentação do artista no Espaço das Américas, na cidade de São Paulo (SP), Muleque de vila (Projota, Pedro Dash e Dan Valbusa, 2016) funciona em cena como manifesto da vitória profissional de Projota. "Prosperei com o suor do meu trabalho", avisa o rapper em verso do tema. De fato, o coro forte do público em músicas como Acabou (Projota e Apolo, 2010) e O vento (Projota, Marlos Vinicius e Skeeter, 2014) reitera a popularidade do artista. Bisando duetos feitos com Projota em gravações anteriores, Anitta entra em cena para dar voz ao refrão da inédita Faz parte (Projota, Pedro Dash e Rodrigo Marques, 2016), tema em que o rapper discursa contra a superficialidade das redes sociais e das mentes conectadas a essas redes. O discurso, contudo, patina na mesma superficialidade que critica. Com mais força, Tsunami (Projota, Pedro Dash, Rashid e Kamau, 2016) arrasta a atenção do espectador para o freestyle que junta Projota aos rappers Rashid e Kamau, manos das batalhas da vida e do hip hop. Freestyle é o momento em que os rappers improvisam tal como os partideiros fazem nas rodas de samba. Os improvisos do trio até podem ter sido ensaiados para a gravação, mas soam naturais. No mais, Projota recebe o rapper carioca Marcelo D2 para bisar o dueto feito no álbum Foco, força e fé na música Elas gostam assim (Projota, Marcelo D2, Pedro Dash e Dan Valbusa, 2014). O discurso do tema soa machista. Mas as mulheres, principal público-alvo do rap de Projota, parecem gostar dos versos. Porque todo o foco de Projota está direcionado para esse público feminino. Com inegável carisma e vivacidade em cena, ele corteja as mulheres no palco. Elas caem na cantada dele e gostam dele assim, sedutor. O que explica a força atual de Projota no universo pop brasileiro, exposta neste segundo registro audiovisual do show do artista. 3Fs é para os que põem fé no rap de Projota...

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  2. tá estourado aqui em Sampa mas depois passa

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